VOLTAR

CPRH fiscalizará ocupações irregulares em manguezais no Janga

Folha PE - https://www.folhape.com.br
Autor: Priscilla Costa
04 de Jul de 2018

CPRH fiscalizará ocupações irregulares em manguezais no Janga
04/07/18 às 06H15

Priscilla Costa

Ação ocorrerá um dia após a denúncia da Folha de Pernambuco sobre as ocupações irregulares nos manguezais que margeiam ambos os lados da ponte do Janga, em Paulista

Um dia após a denúncia da Folha de Pernambuco sobre as ocupações irregulares nos manguezais que margeiam ambos os lados da ponte do Janga, em Paulista, no Grande Recife, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) anunciou que planeja uma fiscalização conjunta com a prefeitura do município no local.

Por ter o agravante de os manguezais serem considerados áreas de preservação permanente pelo Código Florestal, a denúncia também tramita na 4ª Promotoria de Paulista, que analisará a proporção do desmatamento com base na reportagem. As consequências podem resultar na recomendação de medidas à gestão municipal, uma vez que Paulista está entre as 14 cidades que têm autonomia para fiscalizar e coibir danos ambientais com impacto local, ou seja, que não ultrapassam os limites da cidade.

Cabe à Secretaria de Controle Urbano, em conjunto com a de Meio Ambiente, dar a permissão para novas construções e, a depender do caso, exercer poder de polícia para demoli-las quando forem irregulares - como é o caso trazido pela reportagem. Por lá, quem passa de carro ou a pé pela ponte do Janga percebe a rapidez com a qual o manguezal tem sido desmatado para dar lugar às novas moradias. Inclusive, ao longo da avenida, pilhas de tijolos e de areia indicam que haverá mais construções. Moradores e comerciantes da área até temem o crescimento populacional, uma vez que a insegurança na área pode aumentar.

Além disso, o problema é também ambiental já que, além do impacto na natureza causado pelo homem, esse desmatamento em áreas de manguezal compromete a fauna que depende do bioma. Na natureza, os mangues exercem a função de berçários naturais para muitas espécies se reproduzirem, além de serem fontes de alimento e descanso para a fauna aquática, inclusive, aves migratórias. Procurada mais uma vez, a Prefeitura de Paulista não se pronunciou sobre o assunto.

https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/cotidiano/2018/07/04/NWS,7…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.