VOLTAR

Covid-19 x indígenas: órgão oficial cita 14 mortes, e entidades já somam 38 devido à doença

G1 - https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia
08 de Mai de 2020

Covid-19 x indígenas: órgão oficial cita 14 mortes, e entidades já somam 38 devido à doença
São 172 indígenas infectados, de acordo com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). Regiões de Manaus, Parintins e Alto do Rio Solimões, no Amazonas, reúnem 125 casos (72,2%).

Por Carolina Dantas, G1

Até esta sexta-feira (8), 14 indígenas morreram e 172 foram infectados pelo Sars CoV-2, o novo coronavírus causador da Covid-19, de acordo com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde. As entidades independentes que monitoram a situação apontam um número maior: 38 mortos.

Situação atual, de acordo com a Sesai:
14 mortes
53 infectados neste momento
176 casos confirmados
282 casos descartados
109 curados
78 suspeitos

O número total de casos divulgado pelas entidades socioambientais, compilados pela Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) com dados de organizações regionais, está perto do que foi divulgado pelo governo: 170 casos. Isso acontece devido à dificuldade de acesso aos resultados dos testes do Covid-19. São 29 povos indígenas atingidos pela pandemia até agora.

"Basicamente a diferença nos números vem acontecendo porque a Sesai só informa os números da populações que vivem em terras indígenas em áreas rurais, em áreas de retomada, ou acampadas em beira de estrada, mas há indígenas vivendo nas cidades e a Sesai não atende. Essa população é atendida pelo SUS em geral", explica Tiago Moreira, antropólogo e pesquisador do programa de monitoramento de áreas protegidas do Instituto Socioambiental (ISA).

A maioria dos casos está no estado do Amazonas: Manaus, Parintins e Alto do Rio Solimões reúnem 125 infecções confirmadas, 72,2% do total.
Amazonas concentra 95% do número de indígenas com coronavírus no Brasil
Primeira indígena infectada no Brasil está fora do período de transmissão
Vulnerabilidade
De acordo com Moreira, os povos indígenas têm uma imunidade mais frágil em relação a algumas doenças específicas, como as gripes, devido ao histórico imunológico. Além disso, as populações tradicionais têm vulnerabilidade especial com relação à Covid-19 devido ao "modo de vida, já que boa parte delas vive de forma mais coletiva, em habitações próximas, todo mundo compartilha coisas, objetos, comida, sem contar o fator de que alguns povos sofrem invasões de fora em disputa de terra", disse.

Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) feito por antropólogos e geógrafos liderados pela demógrafa Marta Azevedo mostrou que 81 mil índios estão em situação de vulnerabilidade crítica -ou seja, correm alto risco de sucumbir caso a pandemia de Covid-19.

A taxa de mortalidade por doenças como a gripe é muito maior entre eles, afirma Azevedo, que também é ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai). Com um vírus mais agressivo, que é o caso do Sars-Cov-2, o resultado pode ter uma letalidade alta, segundo ela. Além disso, há uma dificuldade muito grande de acesso a itens que ajudam na prevenção da nova doença, como sabonete, máscara, álcool gel etc.

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/05/08/covid-19-x…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.