VOLTAR

Corrida de Tora será modalidade competitiva nos V Jogos dos Povos Indígenas

Site da Funai
29 de Ago de 2002

A Corrida de Tora, modalidade demonstrada há quatro anos nos Jogos dos Povos Indígenas, será programada pela primeira vez como competição oficial do evento. Esse esporte é típico dos Xavante (MT), Gavião Kyikatêjê(PA), Xerente(TO), Krahô (TO) e Kanela (MA). A competição masculina de Corrida de Tora será no dia 18 de setembro, quarta-feira, às 16h, na Praia do Crispim, município de Marapanim, na costa oceânica do Pará.

A maioria das toras usadas pelas etnias que praticam esse esporte é tirada do caule da palmeira Buriti e cada grupo tem um ritual próprio para sua confecção. Cada equipe é formada por 10 a 15 atletas que se revezam para
correr carregando as toras que pesam até 100 quilos. As mulheres também praticam o esporte e farão uma demonstração durante os V Jogos, sem cunho competitivo com toras de até 70 quilos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.