VOLTAR

Corredor ecológico do Guarujá deve trazer benefícios como saneamento para moradores do município

Diário do Turismo - https://diariodoturismo.com.br
Autor: Hugo Okada
27 de mar de 2019

Corredor ecológico do Guarujá deve trazer benefícios como saneamento para moradores do município
27, março de 2019

Hugo Okada

Unidade de conservação é tema de debate no segundo painel da Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada nesta quarta-feira, no Guarujá (SP)

A proposta de criação do corredor ecológico no município do Guarujá, no litoral norte de São Paulo, foi apresentada por João Leonardo Mele, do Instituto de Segurança Socioambiental no segundo painel da Conferência Municipal de Meio Ambiente do Guarujá, realizada nesta quarta-feira, das 9h às 17h no Centro de Eventos do Casa Grande Hotel Resort & Spa, na praia da Enseada, no Guarujá.

Mele defendeu o projeto que já tramita há cerca de dez anos entre os órgãos regulamentadores e finalmente deve sair do papel para se tornar realidade, transformando a cidade do Guarujá na primeira cidade do litoral paulista a possuir uma APA - Área de Preservação Ambiental. "Este é um projeto que visa a reformulação de uma área antes degradada em uma área verde, de preservação ambiental. Os habitantes dessa área também participam na sua manutenção, esse é um dos grandes diferenciais do projeto, a urbanização de casas e a possibilidade de uma vida mais digna, com saneamento e outros recursos para as famílias locais", explicou o especialista.

O que é o corredor ecológico
"O corredor ecológico é a união entre dois espaços protegidos (no caso a Serra do Guaruru e a Serra de Santo Amaro). Esses espaços atuam não só na preservação do ambiente como na proteção da sociedade. A sociedade participa da gestão desse espaço, ou seja, é um melhor modelo de participação social na administração do território. Quando concluído, ocupará 50% do território do município, promovendo um reordenamento efetivo e de impacto positivo para a cidade. Famílias que vivem no Guarujá serão beneficiadas", finalizou Mele.

A apresentação de João Leonardo Mele estará disponível a partir desta quinta-feira (28) no endereço www.issa.net.br.

A Conferência Municipal de Meio Ambiente do Guarujá encerra sua programação às 17h desta quarta-feira (27). O DIÁRIO DO TURISMO é media partner do evento.

https://diariodoturismo.com.br/corredor-ecologico-do-guaruja-deve-traze…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.