VOLTAR

Corpo de indígena é exumado para confirmação de crime em Jacamim

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
20 de Out de 2005

Uma equipe do Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol) se deslocou na manhã de ontem para a Maloca Marupá, na Terra Indígena Jacamim, na região de Bonfim.
A delegada do Interior, Simone Arruda, foi junto para orientar os peritos na exumação do cadáver do índio Wapixana Geraldo Ernesto Jerônimo, 25. Ele foi morto com dois golpes de terçado desferidos pelo próprio irmão, Mauro Ernesto Jerônimo, 19. O crime ocorreu no início do mês, quando os indígenas estavam ingerindo caxiri (bebida indígena), e os pais de Mauro e Geraldo começaram uma discussão.
Em determinado momento, Mauro foi a uma bolsa e pegou o terçado, voltando ao local onde estava seu irmão e desferiu dois golpes. De acordo com um relatório encaminhado pela Funai (Fundação Nacional do Índio) ao Departamento de Policia Judiciária do Interior (DPJI), os golpes acertaram a costela da vítima, sendo que um deles atingiu a região do coração.
Mesmo com dificuldades, os policiais do DPJI chegaram ao local, mas a comunidade já havia enterrado a vítima. Quando a polícia chegou na aldeia, Mauro estava amarrado e tinha várias marcas de facão no corpo. Segundo o relatório, ele foi punido com uma surra pela comunidade após ter cometido o crime.
Mauro foi entregue para a polícia e autuado em flagrante por homicídio. O corpo já havia sido enterrado e a delegada teve que providenciar junto à Justiça a exumação do corpo, para que o crime de homicídio seja caracterizado.
Somente com a exumação o Imol emitirá um laudo a ser juntado aos autos do inquérito. Devido à distância, até o fechamento desta matéria a equipe do DPJI ainda não havia retornado à Capital. (Folha de Boa Vista, 20.10.05)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.