VOLTAR

Core/TO promove reunião com lideranças indígenas karajá

Funasa - http://www.funasa.gov.br
23 de Mar de 2010

A Coordenação Regional da Funasa em Tocantins (Core/TO) promoveu reunião nos dias 15 e 16 de março com lideranças indígenas da etnia Karajá com o objetivo de discutir as ações com relação à saúde, bem como informar às decisões que a instituição vem tomando em prol da melhoria da qualidade de vida dessas populações.

Esteve presente o coordenador regional , José Inácio da Silva Filho, a chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena em Tocantins (Dsei/TO), Ivaneizília Nolêto e as lideranças da etnia karajá, localizados no município de Santa Fé do Araguaia, a cerca de 400 km de Palmas.

A reunião se iniciou com as lideranças relatando suas reivindicações, como maior participação dos indígenas nas decisões da instituição e melhoria das ações de saúde.

José Inácio afirmou que em todos os processos e decisões tomados pela Funasa, as lideranças indígenas são consultadas de modo a participar das ações que beneficiem suas comunidades.

Segundo ele, a Funasa executa as suas ações na área indígena baseada no Plano Distrital de Saúde Indígena, que é elaborado com a participação dos conselheiros indígenas de todas as etnias. No Plano estão definidas as prioridades e o prazo da execução das ações, esclareceu a chefe do Dsei/TO, Ivaneizília Noleto. Ela mencionou,ainda, que para esse ano, a Divisão de Engenharia em Saúde Pública (Diesp) contratou dois engenheiros exclusivamente para atender as ações de saneamento na área indígena. Na agenda estão previstas a elaboração de 22 projetos para recuperação e construção de postos de saúde nas aldeias, com previsão do término para o final do próximo mês.

Com relação à aquisição de veículos, a Coordenação está aguardando uma remessa de veículos novos da Funasa/Presi, que serão remanejados conforme a necessidade de cada etnia.

Em visita a aldeia Warylãtã, o coordenador regional, José Inácio destacou a importância das parcerias permanentes com outras instituições e a necessidade em desenvolver seu trabalho mais próximo das comunidades indígenas para o sucesso de suas ações. Durante sua permanência na aldeia, o coordenador destacou a ação de estratégia de vacinação contra o Vírus Influenza A (H1N1) que na semana foi direcionada a toda população indígena, e pediu o envolvimento de toda comunidade para se vacinarem de modo a superar a meta de 80%.

A etnia Karajá é uma das seis etnias do Tocantins, composta por cinco aldeias localizadas nos municípios de Santa Fé do Araguaia/TO e Santa Maria da Barreiras/PA, com uma população de 455 indígenas e foi uma das visitadas pela coordenação.

Para o cacique Devaldo karajá, a visita da coordenação na aldeia foi de suma importância para a comunidade indígena: "Esperamos que as coisas melhorem daqui para frente com relação à saúde. Estamos muitos felizes e honrados com a presença do coordenador e sua equipe", afirmou Devaldo.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=233

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.