VOLTAR

Core/TO amplia obras de saneamento básico em aldeias indígenas

Funasa - http://www.funasa.gov.br
27 de Abr de 2010

A Coordenação Regional da Funasa no Tocantins (Core/TO), por meio da Divisão de Engenharia em Saúde Pública (Diesp), foi beneficiada esse ano com mais recursos para implantação e ampliação de obras de saneamento básico em aldeias indígenas do Tocantins.

Os recursos no valor de R$ 2,6 milhões fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC/Funasa), destinado à área indígena. No total serão contempladas 23 aldeias, das seis etnias do Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (Dsei/TO), beneficiando 4.334 famílias indígenas, com ações que contemplam a construção/ampliação de Sistema de Abastecimento de Água (SAA) e Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD), promovendo melhoria de qualidade de vida dessa população.

Segundo o responsável pela execução das ações de saneamento em área indígena da Core/TO, Anacleto Moura Fonseca, a equipe técnica de engenharia está finalizando o levantamento das obras nas áreas indígenas, e a previsão é de que até o final de junho desse ano os processos estejam prontos para serem licitados.

No Tocantins, das 122 aldeias indígenas cadastradas no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (Siasi) 99 possuem SAA em funcionamento.

Com as novas obras que serão implantadas esse ano, a meta da Core/TO é atingir a cobertura de 100% por Sistema de Abastecimento de Água nas aldeias cadastrada pelo Dsei/TO.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=323

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.