VOLTAR

Core/PB e Condisi debatem ações para a saúde indígena

Home Page da Funasa - http://www.funasa.gov.br/
03 de Jul de 2009

Em busca de incentivos de hospitais distribuídos pelo Estado, representantes do Conselho Distrital de Saúde Indígena da Paraíba (Condisi) ocuparam a sede da Funasa em João Pessoa, na manhã desta sexta-feira (03), para solicitar ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) apoio à reivindicação das comunidades.

De acordo com Neo, presidente do Conselho, o grupo de aproximadamente 20 indígenas se reuniu para deliberar sobre os incentivos à saúde indígena e pedir o apoio da Core/PB. Na próxima semana, representantes dos Conselhos voltam a se reunir com o chefe do Dsei da Coordenação para analisar os avanços obtidos com as negociações.

Conforme o presidente do Condisi, a comunidade já conseguiu o incentivo de alguns hospitais da Capital e também já está em negociação para adquirir o incentivo do Hospital 13 de Maio. "Já fizemos algumas solicitações em busca de incentivo destinado a saúde indígena", ressaltou.

Com uma pauta de discussão variada - desde atividades até debates sobre os principais entraves encontrados na questão da saúde indígena -, a reunião serviu para um estreitamento de laços, ainda maior, entre a Funasa e o Condisi.

Neo acrescenta que quer manter um bom contato com o novo coordenador da Core/PB, Álvaro Neto que, esta semana, participou, em Brasília, do Encontro de Coordenadores Regionais da Funasa.

Álvaro Neto prestigiou a apresentação dos indígenas e ainda foi convidado a participar da roda dançante realizada pela comunidade. O coordenador ouviu às necessidades dos potiguaras e se comprometeu a dar todo o incentivo para que o entendimento entre a Coordenação e os indígenas seja mantido respeitando os legítimos interesses.

Em breve, o coordenador também estará visitando as áreas indígenas para fazer o acompanhamento das obras construídas pela Funasa nas comunidades. Tudo espelhado no que orienta as diretrizes do governo Lula.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.