VOLTAR

Core/MG realiza 2 Oficina de Educação em Saúde para índios Xacriabá

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/Web%20Funasa/not/not2009/not1083.html
17 de Dez de 2009

A Coordenação Regional da Funasa em Minas Gerais (Core/MG) realiza, até amanhã (18), a 2 Oficina de Educação em Saúde e Mobilização Social para indígenas da aldeia Peruaçú, da etnia Xacriabá, no município de São João das Missões, no norte do estado.

O objetivo é promover educação em saúde e mobilização social envolvendo as ações de atenção à saúde e saneamento ambiental, fortalecendo a organização comunitária, a autonomia e a sustentabilidade dos serviços prestados às comunidades.

A oficina começou com a apresentação cultural dos indígenas da aldeia Caatinguinha, que saudaram os presentes com o intuito de fortalecer a união entre os povos da etnia.

Os educadores apresentaram três temas: água, tratamento de esgoto e lixo. Foram abordadas também as doenças de maior incidência, especialmente entre as crianças, e os meios de como evitá-las. Após a divisão dos grupos eles listaram os problemas que a aldeia tem em relação a cada assunto e destacaram as questões sobre como cuidar da qualidade da água, tratamento de esgoto, o que fazer com o lixo e de que forma não se contamina o solo.

A partir daí, debateram com sugestões e soluções e promoveram ações práticas para comprovar a possibilidade de aplicar a solução sugerida.

A intenção é que os índios se conscientizem dos problemas relacionados com os assuntos discutidos por meio de soluções simples e desenvolvidos por eles mesmos. Com isso, procura-se minimizar os problemas causados pela falta de conhecimento.

De acordo com o secretario de Agricultura do município de São João das Missões, Téo Ramos, é importante a parceria entre a Funasa e a prefeitura, porque esta união agrega conhecimentos, inclusão social e desenvolvimento para os indígenas. "Eventos como esse proporcionam à comunidade formas e meios para busca da qualidade de vida de todos os envolvidos", avaliou o secretário.

Participam do evento indígenas e líderes das comunidades de Peruaçu e Dizimeiro, além de outras comunidades da etnia, bem como vereadores e representantes da prefeitura de São João das Missões.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.