VOLTAR

Core/CE promove Encontro dos Cuidadores da Medicina Tradicional

Funasa - www.funasa.gov.br
17 de Nov de 2008

A Coordenação Regional da Funasa no Ceará (Core/CE) promoveu, nos últimos dias 13 e 14, na Aldeia Monguba, no município de Pacatuba, o I Encontro dos Cuidadores da Medicina Tradicional Indígena. O evento teve como objetivo fortalecer a medicina tradicional dos índios, além de permitir a troca de conhecimentos e experiências por meio da discussão de estratégias de integração das práticas médicas dos índios com a medicina tradicional.

O coordenador da Core/CE, Guaracy Aguiar, esteve na aldeia e falou do quanto é importante preservar o cultivo de plantas medicinais para que a população possa usufruir de chás e ervas tradicionalmente receitados. "Faremos o possível para que a máquina de perfuração de poço profundo chegue logo a esta comunidade, para que vocês possam regar os canteiros de hortaliças e com isso garantir uma maior oferta de plantas medicinais", disse.

O evento contou com a participação do coordenador do Programa de Medicina Tradicional do Departamento de Saúde Indígena da Funasa (Desai), o antropólogo Miguel Fotti, além de rezadores, curandeiros, pajés, "raizeiros" e parteiras. Também estiveram presentes uma equipe multidisciplinar de saúde indígena, técnicos da Funasa e representantes dos municípios de Maracanaú, Pacatuba e da Secretaria de Saúde do Ceará.

O Encontro foi promovido pela Core/CE por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/CE), em parceria com o Conselho Comunitário da etnia Pitaguary, com o Projeto de Iniciativas Comunitárias/VIgisus e com o Núcleo de Fitoterapia da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.