VOLTAR

Coral indígena inicia atividades em quatro comunidades

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=81111
01 de Mar de 2010

A Prefeitura de Boa Vista inicia nesta semana as atividades do coral indígena Cantos da Terra. O projeto atende atualmente às comunidades Serra da Moça, Truaru, Campo Alegre e Vista Alegre. Os coralistas têm aulas com dois violonistas, um regente, um pianista e um flautista.

O Cantos da Terra é formado por 150 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 18 anos, sendo 70 de Campo Alegre, 40 de Vista Alegre e 40 do Truaru e da Serra da Moça. Os ensaios são realizados nas próprias comunidades.
A equipe da Prefeitura vai começar as atividades verificando se há alguma desistência dos integrantes que participaram do projeto em 2009. Depois disso, haverá audições para os indígenas interessados em se inscrever.

Os ensaios serão realizados três vezes por semana, sempre das 7h30 às 12h. Às segundas-feiras as atividades acontecem para os integrantes da Serra da Moça e Truaru e às quartas e sextas-feiras para as comunidades Campo Alegre e Vista Alegre.
"A novidade é que neste ano serão incluídas novas músicas em macuxi. A previsão é que também sejam introduzidas músicas em wapixana. A meta é implantar um coral em cada uma das 15 localidades administradas pela Prefeitura", diz Adriana Souza Cruz, coordenadora do projeto.

Além das técnicas musicais, os participantes aprendem a cantar em sua língua materna, o macuxi. O objetivo do projeto é desenvolver novas habilidades entre as crianças e jovens, promovendo o resgate da cultura e o uso da língua materna.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.