VOLTAR

Coral indígena de Boa Vista fará apresentação na Vila Surumu

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
25 de Jun de 2009

Vinte e quatro integrantes do coral indígena Seren'ka apresentam-se nesta sexta-feira (26) no lançamento do programa Território da Cidadania, iniciativa do Governo Federal. A apresentação será às 8h na Vila Surumu, município de Pacaraima, a 200 quilômetros de Boa Vista.

O coral Seren'ka faz parte do programa musical Cantos da Terra, iniciado este ano pela Prefeitura de Boa Vista nas comunidades Campo Alegre, com 24 pessoas; Vista Alegre, com 70; Serra da Moça, com 30 coralistas e Serra do Truaru, com 23 integrantes.

Serão apresentadas cinco músicas, sendo duas são na língua macuxi e três de compositores roraimenses. As músicas são: Macunaimando, Canto das Pedras, Ser Índio Só, Morî'pe e Xiuxiu Taon.

A meta é implantar um coral em cada uma das 15 comunidades atendidas pela Prefeitura. As atividades estão previstas para começar em julho nas comunidades de Lago Grande e Milho. No próximo mês também serão iniciadas as aulas de língua materna para os coralistas do Campo Alegre.

O Projeto Cantos da Terra atende a jovens de 10 a 18 anos. Além das técnicas musicais, os participantes aprendem a cantar em macuxi. Os ensaios do Coral Cantos da Terra acontecem de segunda a sexta-feira, em dias alternados.

PROGRAMA - O Território da Cidadania já desenvolve suas ações em Roraima desde 2008. A inclusão da terra indígena Raposa Serra do Sol no programa foi feita no início deste ano para ser atendida com ações de desenvolvimento regional e garantia de direitos sociais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.