VOLTAR

Coral Indígena Cantos da Terra prepara gravação de CD

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
16 de Jul de 2009

As crianças do coral indígena Cantos da Terra prepararam-se para gravar um CD no final do ano. A primeira etapa dos trabalhos aconteceu no começo do mês, quando os coralistas das comunidades Campo Alegre e Vista Alegre entraram em estúdio para fazer o registro de cinco músicas.

O resultado da gravação será analisado na sexta-feira (17) pela equipe de músicos professores do coral, implantado pela Prefeitura de Boa Vista no começo do ano. A audição acontece às 9h no Centro Multicultural Antonio Ferreira de Souza, na Orla Taumanan. A intenção é verificar o nível musical de cada integrante e avaliar suas vozes.

Fazem parte da equipe de professores dois violonistas, um regente, um pianista e um flautista. 27 integrantes do coral Seren'ka participaram da gravação de três músicas em português e duas na língua macuxi. O trabalho teve o apoio cultural do Estúdio Parixara.

"A nossa idéia é definir um parâmetro do que já temos de bom e o que necessitamos melhorar. A gravação foi em naipe de vozes, ou seja, cada coralista cantou individualmente em cada tom. Dessa forma, sabemos como cada integrante está e o que ele precisa aperfeiçoar", conta Claudio Moura, coordenador do projeto.

As músicas são as mesmas cantadas nas apresentações do coral: Canto das Pedras, Ser Índio Só, Macunaimando, Morîte Upikkatîsaiya e Xiuxiutaon. A intenção é utilizar o CD como instrumento para corrigir possíveis falhas, elaborar estudos sobre as vozes e para auto-avaliação dos coralistas.

Em novembro, 30 coralistas voltarão ao estúdio para fazer a gravação do CD contendo 10 músicas em macuxi. O produto será vendido nas lojas musicais de Boa Vista.

FÉRIAS - As atividades do Programa Cantos da Terra retornam no próximo dia 27 em quatro comunidades: Campo Alegre, Vista Alegre, Serra da Moça e Serra do Truaru. O programa iniciará também avaliações e ensaios em mais duas comunidades: Lago Grande e do Milho. Também iniciará as aulas de língua materna para os coralistas do Campo Alegre.

Atualmente são atendidas 147 pessoas de 10 a 18 anos. Além das técnicas musicais, os participantes aprendem a cantar em sua língua materna, o macuxi. Os ensaios do Coral acontecem de segunda a sexta-feira, em dias alternados. A meta é implantar um coral em cada uma das 15 comunidades atendidas pela Prefeitura.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.