VOLTAR

Corais têm mais de 4 mil anos

OESP, Vida, p. A16
24 de Mar de 2009

Corais têm mais de 4 mil anos

Alexandre Gonçalves

Pesquisadores americanos da Universidade Stanford descobriram que alguns corais de águas profundas são muito mais antigos do que se pensava: um deles tem mais de 4 mil anos.

O estudo foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Usando testes para medir a concentração de carbono-14 em corais coletados na costa do Havaí, o cientista Brendan Roark encontrou taxas de crescimento anuais muito lentas em dois gêneros - Gerardia sp e Leiopathes sp. - com tempos de vida estimados em 2.742 e 4.265 anos, respectivamente. Estudos anteriores sugeriam uma idade de, no máximo, 70 anos para os corais do gênero Gerardia sp. A taxa de crescimento foi estimada em 4 mícron e 35 mícron por ano para cada um dos grupos.

Um mícron equivale à milésima parte do milímetro.

Os corais da espécie Leiopathes glaberrima estão entre os organismos marinhos mais velhos do mundo. O lento crescimento dos recifes de coral torna mais urgente sua conservação.

OESP, 24/03/2009, Vida, p. A16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.