VOLTAR

Corais serão implantados em comunidades indígenas

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br
12 de Mai de 2009

A Prefeitura de Boa Vista implantou em 10 comunidades indígenas o Projeto Cantos da Terra. A iniciativa já tem dois meses e atende a cerca de 250 jovens de 10 a 18 anos. Além das técnicas musicais, os participantes aprendem a cantar em sua língua materna, o Macuxi.

O coordenador do projeto, professor de música Cláudio Moura, diz que é importante trabalhar um projeto como esse nas comunidades indígenas pelo fato de agregar os jovens e ocupar-lhes o tempo com uma atividade culturalmente produtiva.

"O Cantos da Terra é um projeto de inclusão social que visa levar os jovens das comunidades indígenas a um direcionamento na sua vida. Além disso, é uma forma de resgatar a cultura da comunidade", destaca.

"Nós temos recebido e buscado apoio para dar continuidade a esse projeto que é muito importante para todas as comunidades indígenas", afirma Florany Mota, secretária municipal adjunta de Desenvolvimento Social e Trabalho e idealizadora do projeto.

Os ensaios do Coral Cantos da Terra acontecem de segunda a sexta-feira, em dias alternados nas 10 comunidades indígenas. Para o coralista Igor Marcelo Peixoto Leal, o projeto representa o resgate histórico da cultura do seu povo, com o canto na língua materna. "Gosto muito de participar e espero que nosso grupo possa ter o trabalho reconhecido", completa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.