VOLTAR

Copa do Mundo das áreas protegidas: Equador

((o))eco - http://www.oeco.org.br/
Autor: Paulo André Vieira
07 de Jul de 2014

A seleção do Equador não foi longe na Copa do Mundo de 2014, eliminada na primeira fase com apenas uma vitória sobre o combinado hondurenho. Esta foi apenas a terceira participação de "La Tricolor" em mundiais, a primeira delas acontecendo recentemente na Copa de 2002.

Já no campo da preservação o Equador protege mais de 25 milhões de hectares, o que corresponde a 25% de seu território, um número muito acima da média mundial. Segundo a IUCN são ao todo 130 áreas protegidas divididas em 14 categorias diferentes, como Parques Nacionais, Reservas Geobotânicas e Refúgios da Vida Selvagem, entre outras.

O Parque Nacional de Galápagos foi o primeiro do país, criado em 1959 para proteger 97% das Ilhas Galápagos. As ilhas são famosos por seu grande número de espécies endêmicas e foram estudadas por Charles Darwin durante a viagem do Beagle. Suas observações e coletas contribuiram para a criação da teoria da evolução de Darwin. Em 2007 a UNESCO acrescentou o parque na Lista dos Patrimônios Mundiais em perigo, chamando a atenção para os perigos representados por um ritmo acelerado de desenvolvimento humano em todas as suas áreas: imigração, turismo e comércio, tudo aumentando a probabilidade de introdução de espécies invasoras para as ilhas. Isto representa um grande perigo para os frágeis ecossistemas que evoluíram em isolamento natural ao longo de milhões de anos. Em 2010 o parque foi retirado da lista, mesmo com recomendações contrárias da IUCN.

Outra importante área protegida é o Parque Nacional Yasuní, tema de um belo especial multimídia produzido por ((o))eco em 2014. Criado em 1979, o parque protege uma área de 982 mil hectares. A região do parque é talvez a mais biodiversa do planeta, rica também em petróleo e culturas ancestrais, na conjunção da bacia amazônica e a cordilheira dos Andes. Para preservá-la, o país e a comunidade internacional chegaram a um plano ousado, de substituir a exploração do óleo por compensação ambiental paga por um fundo multinacional. Infelizmente a proposta fracassou e, agora, buscam-se novas razões que convençam todos a preservar a região.

http://www.oeco.org.br/blog-do-wikiparques/28484-copa-do-mundo-das-area…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.