VOLTAR

Coordenador de Projetos do CIR afirma que senador quer "partidarizar" evento

CIR - http://www.cir.org.br/
26 de Mar de 2010

O coordenador de Projetos e Convênios do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Júlio Macuxi, rebateu as críticas feitas pelo senador Romero Jucá (PMDB), líder do Governo Lula (PT) no Senado, na edição de hoje da Folha de Boa Vista. Para o líder indígena, o parlamentar teve a clara intenção de "partidarizar" um evento festivo que vem sendo programado pelos povos indígenas desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a legalidade da homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, há quase um ano.
Júlio Macuxi afirmou que as declarações do senador mostram que a intenção é criar um fato político para que o nome dele fique em evidência. "O senador Romero Jucá está preocupado com sua reeleição, pois nos bastidores políticos são fortes as conversações que indicam grande possibilidade dele não se reeleger para o Senado", polemizou o líder indígena.
Embora seja pré-candidato declarado a deputado federal, Júlio Macuxi disse que seu posicionamento a respeito da Festa da Homologação é respaldada pela Portaria Ministerial no 277, publicada hoje no Diário Oficial da União criando a Comissão de Apoio à "Vitória dos Netos de Makunaimî".
Ele disse que os preparativos da festa vão além do domínio do CIR, pois a comissão envolve lideranças do CIR, servidores federais e órgãos ministeriais, além da Prefeitura de Uiramutã, Município onde está localizada a TI Raposa Serra do sol. "Como se trata de uma festa, as comunidades indígenas convidam seus amigos, parceiros e aliados. Ninguém convida para a festa seus inimigos", frisou Júlio Macuxi.
Segundo fez questão de enfatizar, a festa é aberta ao público geral e até mesmo quem não foi convidado pode pedir credenciamento para participar do evento até o dia 05 de abril.
Os contatos da Comissão são os seguintes: Genisvan André, pelo telefone(95) 9134-8003 e Júlio Macuxi, coordenador de Projetos, pelo telefone (95) 8116-6177.

Conselho Indígena de Roraima

http://www.cir.org.br/noticias.php?id=700

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.