VOLTAR

Coordenação prepara Itajaí para receber turistas

ICMBio - www.icmbio.gov.br
30 de Out de 2009

Representantes da Coordenação Geral de Visitação (CGVIS), do Instituto Chico Mendes, acabam de fazer vistoria no Parque Nacional Serra do Itajaí, em Santa Catarina, em conjunto com os gestores da unidade, para avaliar, de acordo com o Plano de Manejo, as áreas que podem ser abertas o mais rápido possível à visitação pública e ao turismo ecológico.

Foram vistoriados os Setores Nascentes e Alto Warnow, que compreendem a área que pertencia ao Parque Municipal Nascentes do Garcia (Blumenau e Indaial) e que possuem boa estrutura já instalada.

Esses setores possuem alojamento de pesquisadores, banheiros, quiosques, área de piquenique, espaço para exposições e área administrativa. Abrigam também a base e o alojamento da 1ª Brigada de Combate a Incêndios e diversas trilhas, todas já mapeadas e sinalizadas e com grau de dificuldade estabelecidos.

Segundo o chefe da UC, Fábio Faraco, a vistoria foi de enorme importância pois coloca em evidência a capacidade e estrutura existente da UC para receber, em pouco tempo, visitantes.

Faraco ressalta ainda que a área já possui um histórico de visitação de décadas e que só se encontra fechado por causa da calamidade ambiental de novembro de 2008 que afetou a estrutura de vias internas e acessos a esses setores e devido a uma parceria que está sendo firmada com o município de Blumenau para o ICMBio assumir a gestão efetiva da área.

Após a vistoria serão elaborados documentos com planejamento a curto, médio e longo prazo para que o Plano de Uso contido no Plano de Manejo seja materializado e implementado.

A abertura da UC para visitação atende um anseio da população da região e turistas de outros municípios e estados que querem desfrutar das trilhas, cachoeiras e banhos proporcionados pela UC e suas atrações.

A presença de turistas auxiliará, também, a conservação e proteção da área pois isso afastará a presença de caçadores e palimiteiros e angariara apoio da população para a preservação deste raro e único e grande fragmento de Mata Atlântica do Sul do Brasil.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.