Coordenação geral do CIR é reeleita na 44ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima para reassumir uma das organizações indígenas mais conceituadas do Brasil

Combate Racismo Ambiental - http://www.racismoambiental.net.br
17 de Mar de 2015

Para continuar a atuação à frente de uma das organizações indígenas mais conceituadas do Brasil, o Conselho Indígena de Roraima (CIR), as comunidades indígenas reelegeram para assumir mais dois anos de mandato, 2015 a 2017, a mesma coordenação geral que há quatro anos vem desenvolvendo atividades com resultados e avanços significativos, junto povos indígenas de Roraima.

A reeleição da coordenação composta pelos coordenadores, Mario Nicacio (coordenador geral), Ivaldo André (vice-coordenador) e Telma Marques (secretária do movimento de mulheres indígenas), ocorreu na 44ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, realizada nesta última semana, 11 a 14, no Centro Regional Lago Caracaranã, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, com a presença de mais de mil participantes, entre lideranças indígenas dos povos indígenas Macuxi, Wapichana, Patamona, Taurepang, Sapará, Ye'kuana, Yanomami e Wai-Wai, representantes de organizações indígenas locais e regionais, de entidades parceiras e instituições públicas.

A comissão eleitoral formada por lideranças indígenas de diferentes regiões anunciou o resultado logo no primeiro dia da Assembleia Geral, após um processo de três meses de votação nas 230 comunidades indígenas, divididas nas dez regiões ligadas ao CIR. Mario Nicacio, Wapichana, reassume a coordenação geral com 3.154 votos, o vice-coordenador Ivaldo André, Macuxi, com 1.248 e a secretária do movimento de mulheres indígenas Telma Marques, Taurepang, com 2. 633 votos.

Ao reassumir mais um mandato, o jovem coordenador do CIR perante as lideranças indígenas fez o pronunciamento de compromisso, continuidade de trabalho junto às comunidades indígenas de Roraima, de reconhecimento pelo aprendizado que vem adquirindo ao longo da atuação na organização indígena, além de prestar esclarecimento quanto à participação na política partidária. "A decisão que tenho é que a minha permanência seja somente no CIR, anulando toda e qualquer informação sobre indicação de cargos em instituições públicas, pois vejo que precisamos valorizar de fato o que temos na nossa organização indígena, uma atuação árdua que vem sendo realizado por toda coordenação geral, mas que tem alcançado resultados bastante positivos", disse Mario Nicacio. Na oportunidade agradeceu a confiança depositada pelas comunidades indígenas em acreditar na atuação de mais um mandato de dois anos.

O vice-coordenador Ivaldo André, na mesma perspectiva reassumiu o compromisso junto às comunidades indígenas de Roraima, de acordo com o pronunciamento anterior aos resultados de que, a atuação do CIR é pela defesa dos direitos indígenas.

Telma Marques Taurepang reassumindo a Secretaria do Movimento de Mulheres Indígenas de Roraima falou sobre o resultado de uma atuação de confiança, de união e de atuação política de movimento indígena. "Eu acredito que, a partir do momento que a atuação caminhada positivamente, não é somente para mim, e sim, para todos os povos indígenas de Roraima", reafirmou Telma Marques. Na oportunidade acrescentou que a busca pela conquista da autonomia, tão sonhada pelos povos indígenas, está na união e no fortalecimento do movimento indígena.

A cerimônia de posse ocorreu na madrugada do dia 15, após o encerramento da aprovação das propostas e aprovação do documento final da Assembleia, com a participação das lideranças indígenas, das mulheres e jovens indígenas que participaram de mais um momento de união, fortalecimento e resistência. Resistência a uma luta incansável dos povos indígenas de Roraima, mas que se concretiza com o ato de reconhecimento e valorização de uma caminhada que, há quarenta anos, faz parte do histórico do movimento indígena de Roraima.

O documento com as deliberações e aprovações da Assembleia Geral para os próximos dias será encaminhado às autoridades públicas e publicado oficialmente. Mais informações sobre a Assembleia, também na sequência.