VOLTAR

Convite à defesa e ao fortalecimento das unidades de conservação do Brasil

Instituto Estadual de Florestas do Amapá - http://www.ief.ap.gov.br
02 de Out de 2014

As unidades de conservação constituem uma das ferramentas mais importantes para a conservação da natureza, pois além da manutenção intrínseca da biodiversidade, geram serviços ambientais essenciais ao desenvolvimento à manutenção e qualidade da vida humana na Terra, como qualidade da água, solos férteis, microclima, polinização entre outros. No Brasil, sua presença é respaldada pelo Artigo 225 da Constituição Federal e amparada pela Lei 9.985/2000, que rege o Sistema Nacional das Unidades de Conservação. Atualmente, entre as esferas federais, estaduais, municipais e particulares e divididas entre as várias categorias de manejo, as UCs representam aproximadamente 17% do território nacional.

Nesse momento vivemos um cenário de alta degradação dos ambientes naturais e perda de espécies causadas pelo desmatamento, mudanças climáticas, grandes projetos de infraestrutura e aumento na exploração dos recursos naturais, e temos a responsabilidade de fortalecer o Sistema Nacional deforma que ele seja incluído como pilar para o desenvolvimento social e econômico nos planos e políticas nacionais.

Nesse contexto, a Coalizão Pró UC*, propõe aos candidatos à presidência a Agenda Mínima para as UCs do Brasil - uma plataforma de proposição e medidas que visam incorporar o tema das UCs na pauta do plano do próximo governo, incluindo o que acreditamos ser, em concordância com o significado do nome, uma condição mínima à existência e conservação do patrimônio natural do Brasil.

Conservar a biodiversidade é o melhor serviço social que um governo pode prestar ao seu povo, pois garante a qualidade de vida da atual e das futuras gerações. As unidades de conservação são, em essência, a ferramenta mais eficaz para esse propósito. Desse modo, a Coalizão Pró UC, convida os membros da sociedade civil organizada para, conjuntamente, assinar essa plataforma.

O documento pode ser conferido em sua versão completa através do link:
http://agendaucs2015.blogspot.com.br/

Para assinar, as instituições interessadas deverão encaminhar e-mail resposta para agendaucs2015@gmail.com conforme instruções disponibilizadas no link.

Esperamos contar com a participação de todos.

http://www.ief.ap.gov.br/conteudo/lista_noticias/540

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.