VOLTAR

#ConverseComOutrasIdeias: fique por dentro do festival

G1, GloboNews - https://g1.globo.com/globonews/converse-com-outras-ideias/noticia
05 de Out de 2020

#ConverseComOutrasIdeias: fique por dentro do festival
Quatro encontros em outubro vão debater empreendedorismo, sustentabilidade e sociedade em meio a um novo capítulo da história gerado pela pandemia do coronavírus.

O ano de 2020 está sendo marcado pela pluraridade: novos temas e novos acontecimentos com muitos lados da história.

A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças de hábitos e o consumo de internet aumentou, com lives sobre todos os temas e assuntos.

É nesse contexto que o festival #ConverseComOutrasIdeias surge: quer promover o debate, a discussão, o diálogo. Quer reforçar as diferenças e promover aprendizados.

Manifesto #ConverseComOutrasIdeias

Serão quatro encontros em outubro, sempre às quintas-feira, nos dias 8, 15, 22 e 29, de 19h às 20h30. Os temas das conversas vão abordar os seguinte pilares: sustentabilidade, empreendedorismo e sociedade. A transmissão será no site da GloboNews e nos perfis do canal no Twitter e no Facebook, além do YouTube da Globo.

Fique por dentro da programação!

Dia 8 de outubro - Falar sobre epidemias também é falar sobre meio ambiente
Moderação: André Trigueiro
1o debate: "O que? Quem? Como? Agora?"
Será possível um espaço urbano com a saúde no centro, trocando aglomerações por qualidade de vida? Agora que a pandemia escancarou mais que nunca a desigualdade social, sobre o que vamos falar quando falarmos de sustentabilidade?
Convidados: Adriana Ramos, Cristiane Torloni e Luisa Mell

Adriana Ramos é comunicadora, especialista em políticas ambientais e coordena o Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA). Ex-membro da Direção Executiva da Associação Brasileira de ONGs (Abong) e representante da sociedade civil no Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa).
Christiane Torloni é atriz, produtora e diretora. Produziu o documentário "Amazônia, o despertar da florestania". Como ambientalista, liderou o movimento Amazônia para Sempre, que coletou mais de um milhão de assinaturas contra a devastação da floresta amazônica. Atualmente faz parte do conselho da FAS - Fundação Amazonas Sustentável.
Luísa Mell é ativista pelos direitos dos animais e das causas ambientais. Tem um instituto com seu nome, resgata animais vítimas de maus-tratos e atua em causas pelo meio ambiente.

2o debate: "Ainda dá tempo de aprender?"

O alerta foi a ciência quem deu: a falta de preservação da Floresta Amazônica tem a ver com as epidemias, e tudo o que fazemos com a flora e a fauna é cobrado da nossa própria qualidade de vida. Temos agora uma oportunidade para repensar nossos hábitos? Podemos pensar num futuro com menos consumo de proteína animal e mais consciência ambiental?
Convidados: Fe Cortez e Ricardo Abramovay

Fe Cortez é ativista ambiental, palestrante e pensadora da Nova Era. Além de idealizadora do Menos 1 Lixo, Movimento e Negócio de Impacto que promove a educação ambiental. É conselheira do Greenpeace e defensora Mares Limpos pela ONU.
Ricardo Abramovay é professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP. É autor de 13 livros, entre os quais "Amazônia: por uma economia do conhecimento da natureza" (Ed. Elefante).

Dia 15 de outubro - Reaprender a aprender, e a ensinar também
Moderação: Aline Midlej

1o debate: "Multitudo, multitodos"
Quando tudo muda o tempo todo, sempre há muito o que aprender, desaprender e reaprender. E, com a pandemia, tudo teve que se adaptar. Não só os métodos e os modelos de aprendizado, mas nossa forma de pensar sobre isso. Já que tudo está em fase de testes, o que vai mudar nas políticas educacionais e no mundo do trabalho, enquanto o mundo segue em transformação?

2o debate: "Nosso digital é multi?"

Inclusão digital para quem? Agora que a educação precisa mais do que nunca estar conectada, com ensino híbrido entre presencial e virtual, é preciso pensar em ampliar o acesso à internet de forma que a desigualdade não passe do off para o on-line.
Dia 22 de outubro - Tudo é novo, nem tudo é normal
Moderação: Nilson Klava

1o debate: "Novas experiências nos conectam?"
Usar máscara é uma necessidade que está nos afetando de várias formas: nas conexões humanas, no espaço público, na hora de se vestir, de mandar áudios, de interagir. Será que nosso cérebro já entendeu o que está rolando?
2o debate: "Novas experimentações nos transformam?"
Já pode ter expectativas sobre o futuro? Os tempos atuais são o que são, mas certamente estão abrindo espaço para experimentações de todo tipo: na nossa relação com a cidade, com as pessoas, com o espaço público. E, em meio a isso, a busca por equilíbrio.
Dia 29 de outubro - Um Brasil potência
Moderação: Flávia Oliveira

1o debate: "Construir às vezes é desconstruir"
2020 também é o ano em que discutimos racismo estrutural: decolonizar, desconstruir, mudar as narrativas. Não são só palavras que estão na moda. É o momento de questionar o conteúdo que a gente consome, buscar outros olhares e outras vozes, parar de achar normal aquilo que é opressor para muitos. E isso também passa pelo empreendedorismo. Quer ver?
2o debate: "A tradição conversa com o novo"
Criatividade também passa pela sabedoria tradicional. A arte, a ciência e o progresso são mais justos e inclusivos quando se abrem para outras e mais ancestrais formas de conhecimento. Mas onde e como essas visões estão sendo incorporadas de verdade?

https://g1.globo.com/globonews/converse-com-outras-ideias/noticia/2020/…

https://g1.globo.com/globonews/converse-com-outras-ideias/ao-vivo/acomp…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.