VOLTAR

Convênios da saúde indígena são publicados no Diário Oficial

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
09 de Dez de 2011

A edição de hoje (9) do Diário Oficial da União (DOU) trouxe a publicação de dez convênios da saúde indígena, para os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Interior Sul, Litoral Sul, Alto Rio Juruá, Alto Rio Purus, Altamira, Kayapó do Mato Grosso, Kayapó do Pará, Tocantins, Xavante e Xingu.

Os convênios publicados são com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), entidade selecionada em chamamento público da saúde indígena. O objeto dos convênios é a execução de ações complementares em saúde, o que inclui a contratação de profissionais para integrar as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), além de ações de apoio ao controle social, educação continuada dos profissionais, e também saneamento ambiental nas aldeias.

Todos os convênios firmados pela SESAI com a SPDM têm a duração de um ano.

Para o Chefe do DSEI Interior Sul, Aparecido Geraldo da Costa, a publicação é um "alívio", que possibilita a continuidade do trabalho de atenção nas aldeias. "As lideranças nos perguntavam todos os dias sobre a publicação, havia uma pressão para que tudo saísse rápido. É um alívio saber que o convênio foi publicado e agora podemos focar em outras questões", argumentou o gestor.

No interior sul o valor do convênio é de R$ 21.959.160,18 milhões, e agora, segundo Geraldo, é hora de concentrar os esforços na garantia de insumos para que as EMSI tenham condições adequadas de trabalho.

Outra prioridade da gestão no momento é a definição de um plano distrital com as principais necessidades do distrito. Segundo Geraldo, isso possibilitará a oferta de uma "saúde de excelência para todos os indígenas do distrito", objetivo maior da SESAI.

Logística

Outra novidade no distrito é a assinatura do contrato de aluguel da nova sede do DSEI Interior Sul, em um imóvel próprio na grande Florianópolis (SC). Agora, segundo a chefe de Logística do DSEI, Maria Selma dos Santos, é preciso trabalhar nos contratos necessários de vigilância, limpeza e manutenção, entre outros, para que a equipe do distrito possa se mudar para a nova sede.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.