VOLTAR

Convênio vai atender 70% dos índios da Bororó com rede de água

Dourados News--Dourados-MS
14 de Mar de 2005

Técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estão executando, na aldeia Bororó, em Dourados, as obras de ampliação de abastecimento de água. O coordenador regional da Funasa, Gaspar Hickmann, esteve ontem na aldeia para vistoriar o trabalho. A Funasa está ampliando em dez quilômetros, através de execução direta, a rede de água para a comunidade indígena que hoje conta com 32 km de rede, abastecendo 46% da população indígena local. Também serão feitas 200 ligações domiciliares.

A assessoria da Funasa informou há pouco que a Fundação estabeleceu convênio com a Prefeitura de Dourados para construção de mais 18 km de rede. O convênio foi assinado em 2004. Pelo acordo, o município será responsável pela implantação de 1.700 metros de rede adutora e 14.300 de rede de distribuição, além de 425 ligações domiciliares. Embora os recursos tenham sido liberados em julho do ano passado, a Prefeitura ainda não concluiu a obra.

Com as obras, a área total beneficiada com água encanada na Reserva será de 60 km, beneficiando 70% das casas da aldeia Bororó, onde vivem hoje 5.125 índios em 930 residências, conforme levantamento da Funasa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.