VOLTAR

Convênio permite acesso de estudantes indígenas aos meios de comunicação

Site da Funai
23 de Jul de 2002

Um convênio firmado no início deste ano entre a Funai e a Universidade de Passo Fundo/RS (UPF) está permitindo a integração entre estudantes indígenas, universidade e meios de comunicação. Pelo convênio, estudantes indígenas recebem bolsas de estudo e profissionais da UPF têm acesso às aldeias indígenas, onde desenvolvem projetos, com a participação dos moradores, e que contribuem para o desenvolvimento comunitário e melhoria da qualidade de vida da população.

Outro tópico do Convênio com resultado positivo é a parceria da Faculdade de Artes e Comunicação com as comunidades indígenas, através do curso de Radialismo e Televisão. O programa radiofônico indígena Kaingang vi, que significa palavra do índio, realizado desde o segundo semestre de 2001, está divulgando costumes, história e trabalhos de diversas entidades realizados nas terras indígenas de Cacique Doble e Serrinha. O programa é veiculado também pelas Rádios Poatã, de São José do Ouro e Atlântica, em Constantina e valoriza o uso do idioma Kaingang, utilizado pelos próprios índios, durante a sua transmissão.

Dois alunos indígenas que recebem esta bolsa entre o convênio FUNAI / UPF, fazem o trabalho de interlocutor entre a produção do programa e a aldeia, trazendo os assuntos de interesse da comunidade e também as pessoas que transmitem as informações com relação aos costumes e à cultura dos Kaingang e Guarani. Segundo a responsável pelo setor educacional da Funai, Iara Martins Alvarez, a idéia de programas de rádio para a comunidades indígenas já vem sendo utilizada com sucesso em outras regiões do País. "O programa Kaingang vi é bastante ouvido pelos índios da região que, juntos, formam uma população de 760 pessoas", completa ela.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.