VOLTAR

Convênio amplia inclusão digital em quilombos

Clipping da 6ª CCR do MPF.
01 de Dez de 2007

Convênio amplia inclusão digital em quilombos
Marcelo Manzatti, São Paulo (SP) · 1/12/2007 20:04

O ministro Hélio Costa assinou nesta terça-feira termo de cooperação que amplia e fortalece a parceria entre a Rede Mocambos e o Programa Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão), do Ministério das Comunicações. A Rede Mocambos é um projeto da Casa de Cultura Tainã, sediada em Campinas, e tem como objetivo promover a inclusão digital de comunidades ligadas à cultura afro-brasileira.
Atualmente, a rede integra 27 comunidades, sendo 12 pontos de cultura e 15 quilombos. Do total, 14 contam com a parceria do Gesac e já estão conectados à internet. Agora, cerca de 65 novas comunidades serão integradas à Rede Mocambos e deverão ser conectadas à internet banda larga pelo ministério. "Além da conexão, vamos buscar um trabalho conjunto com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e outros ministérios, como o da Educação e o da Cultura, para formar uma verdadeira rede de comunicação entre as comunidades", afirmou Hélio Costa, que também quer estimular as comunidades quilombolas a criar rádios comunitárias. Cada ponto de presença recebe até dez computadores doados por entidades públicas. Os membros da comunidade participam de oficinas de capacitação e aprendem a utilizar os recursos tecnológicos. "Nós trabalhamos a questão da identidade cultural por meio das ferramentas tecnológicas. é muito importante para essas comunidades estarem incluídas socialmente e digitalmente. Assim, podemos ajudar a promover o desenvolvimento local", disse Antônio Carlos Santos Filho, mais conhecido como TC, coordenador da Rede Mocambos. De acordo com Heliomar Medeiros, diretor do Programa de Inclusão Digital do ministério, a conexão à internet será levada a todos os pontos da Rede Mocambos.
Fonte: Clipping da 6ª CCR do MPF.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.