VOLTAR

CONTINUA TENSA A SITUAÇÃO NA ÁREA RETOMADA POR UM GRUPO PATAXÓ NO EXTREMO SUL DA BAHIA

Cimi - www.cimi.org.br
23 de Jul de 2008

As 23 famílias Pataxó, organizados através da Frente de Resistência e Luta Pataxó, que no dia 14/07 retomaram uma fazenda no interior do seu território tradicional na região de Cumuruxatiba, no extremo sul da Bahia, continuam sofrendo ameaças por homens armados que à noite disparam tiros em direção aos índios. O grupo decidiu retirar temporariamente as crianças e as mulheres prevendo um confronto com os pistoleiros.

Segundo as lideranças indígenas, que batizaram o local de "Aldeia Pequi Velha", os pistoleiros liderado por um ex-policial militar conhecido por Zezito, estão impedindo o carro que transporta estudantes da aldeia Alegria Nova para Cumuruxatiba, passar pela a estrada principal que dá acesso ao povoado; com isso o veículo tem que dar uma volta de 20 km para levar os alunos até a escola em segurança. "Nós estamos abandonados e sofrendo ameaças, mas não vamos deixar nossa terra, que foi invadida pelos fazendeiros que destruíram as nossas mata e ainda continuam agredindo a floresta", denuncia Zuza Pataxó, se referindo a falta de apoio do órgão indigenista oficial e a falta de providencias à retirada ilegal de madeira no interior o "Parque do Descobrimento" praticado por fazendeiros que os índios descobriram e denunciaram ao IBAMA.

A situação tem se agravado pela morosidade no processo de demarcação do território indígena. A Frente de Resistência e Luta Pataxó, que reúne 12 aldeias, vem denunciando sistematicamente falhas no processo de demarcação que tem beneficiado alguns invasores do território Pataxó a exemplo da Veracel Celulose e de empresas de turismo; O povo Pataxó solicita correção dos limites do território apresentado nos estudos realizados pela Funai e pede agilidade no processo de demarcação. Enquanto a Frente de Resistência articula os apoios e organiza a luta, as famílias na retomada pede a presença da Policia Federal no local para desarmar os pistoleiros e garantir a integridade física do grupo.

Cimi Leste - Equipe Extremo Sul/BA
Eunápolis/BA, 23 de julho de 2008

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.