VOLTAR

Consultor do ARPA visita Parque Estadual do Cantão

www.to.gov.br/naturatins
Autor: Roberto de Oliveira
14 de Jan de 2007

O Parque Estadual do Cantão, unidade de conservação ambiental administrada pelo Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, busca a excelência em gestão. O parque recebeu recentemente, a visita do consultor do Programa Áreas Protegidas da Amazônia – ARPA, Marcos Antonio Reis Araújo. Segundo o professor e doutor Gino Machado de Oliveira, gerente de Projetos e Convênios do instituto, o Parque do Cantão está recebendo uma injeção de novas técnicas administrativas graças ao Programa de Gestão por Resultados o PGR que é uma iniciativa pioneira do ARPA. O programa ARPA foi criado pelo Governo Federal através do Decreto 4.326 de 08 de agosto de 2002 e estabelece parceria entre doadores e organizações da sociedade civil e tem duração de 10 anos. Atualmente integram o ARPA sete unidades de conservação ambiental entre elas o Cantão na região que compreende os municípios de Caseara, Pium, Paraíso do Tocantins e Barreira dos Campos no estado do Pará.

No Tocantins, o programa escolheu o Parque Estadual do Cantão segundo critérios próprios que estabelece entre outros a exigência de um bom plano de manejo e uma equipe mínima de funcionários para a manutenção do parque. O professor Gino Machado de Oliveira disse que outras sete unidades de conservação foram também escolhidas para integrarem o ARPA e o Parque Estadual do Cantão vai ganhar com o Programa de Gestão por Resultados já que o gerente da unidade, Warley Carlos Rodrigues, participa de um curso de Educação Continuada. O programa tem duração prevista para um ano e a meta é iniciar as unidades de conservação na busca pela excelência em gestão. Serão 10 visitas de equipes das unidades para constante auto avaliação da gestão dos parques, o planejamento estratégico das unidades, a criação do sistema de medição e implantação da gestão da rotina do trabalho no dia-a-dia, além da realização de um ciclo de melhoria da gestão com base nas oportunidades de melhoria identificadas na auto avaliação.

No primeiro encontro realizado em Anavilhanas no estado do Amazonas, concluiu-se que a auto avaliação da gestão terá como referência o Modelo de Excelência em Gestão Pública. De acordo com o consultor Marcos Antonio Reis Araújo, sua visita ao Naturatins e ao Parque do Cantão marca o início da preparação do planejamento estratégico do Parque do Cantão. Isso significa que haverá uma melhora na estrutura do Parque e um gerenciamento mais adequado ao atendimento do público que visita as dependências do local. Os técnicos do Naturatins envolvidos diretamente no Programa de Educação Continuada que integra o Programa de Gestão por Resultados do ARPA são, além do próprio professor Gino Machado de Oliveira, o gerente do Parque do Cantão, Warley Carlos Rodrigues e o biólogo Nietzsche Dias Marques Ribas Brandão.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.