VOLTAR

Consulta pública vai avaliar projeto de unidade de conservação sustentável no AP

G1 - http://g1.globo.com/
01 de Mar de 2018

Consulta pública vai avaliar projeto de unidade de conservação sustentável no AP
Participação popular inicia no dia 13 de março e ocorrerá até 4 de abril. Unidade vai contemplar áreas de preservação ambiental em Macapá e Santana.

Por Jéssica Alves, G1 AP, Macapá
01/03/2018 23h38 Atualizado 02/03/2018 14h43

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) vai iniciar uma consulta pública para avaliar projeto de criação uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável em áreas de preservação ambiental, nas cidades de Macapá e Santana. O processo inicia no dia 13 de março, com audiência pública, e segue até 4 de abril, no site da instituição.

Ao longo das últimas décadas, a Lagoa dos Índios, área de proteção de uso sustentável na Zona Oeste, vem sendo alvo de desmatamento, queimadas irregulares, caça de animais e invasões, informou a Sema. Então o estudo foi elaborado após um Termo de Cooperação emitido pelo Ministério Público do Estado.
O órgão recebeu denúncias de moradores na região, sobre os impactos ambientais que prejudicam a preservação do local, informou o secretário em exercício da Sema, José Cordeiro.

"Fomos provocados com esse termo e nos comprometemos em fazer este projeto, que inclui várias etapas até chegar homologação. Mas antes precisamos fazer a consulta pública, para saber se a população de fato quer que seja criada essa unidade. É o momento de discutir que efeitos o uso dos bens naturais de forma sustentável vai beneficiar todos os envolvidos", enfatizou.

A criação da unidade de conservação vai incluir, além da Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa dos Índios, outras duas áreas de Relevante Interesse Ecológico (ARIEs) que abrangem regiões dos municípios de Macapá e Santana, especialmente no bairro Igarapé da Fortaleza. A analista ambiental da Sema, Isis de Couto, reforçou que, com a homologação do processo, os investimentos serão mais rigorosos na preservação ambiental.

"O projeto é regulamentado pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação e visamos o uso sustentável. Tanto a APA quanto as ARIE tem muitas unidades a serem preservadas e pretendemos nos comprometer para conservar para o futuro. Os investimentos que serão feitos deverão seguir as exigências dos órgãos de controle", destacou.

Além da preservação, a unidade de conservação pretende investir no potencial econômico, social e turístico nas áreas, completou o secretário.
"É uma área de grande expansão, empreendimentos econômicos, exploração mineral, psicultura, e a parte turística. Esperamos que, ao aprovar o projeto, possamos trabalhar dentro deste contexto a unidade de conservação", disse.

https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/consulta-publica-vai-avaliar-proj…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.