VOLTAR

Consulta pública discute sobre implantação de Unidade de Conservação

Alagoas 24 horas - http://www.alagoas24horas.com.br/
07 de jun de 2017

Docente do ICBS contribuiu para a elaboração do estudo técnico

Uma consulta pública foi realizada no final de maio para discutir a criação de uma nova Unidade de Conservação de Uso Sustentável. Na ocasião, o Instituto Biota de Conservação e a equipe que elaborou os estudos técnicos tornaram públicas as informações sobre a proposta de criação da denominada Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) das Tartarugas.

A Ufal participou de todo o processo; desde a elaboração da proposta, até parte do estudo de viabilidade da criação da Unidade por meio da professora Letícia Ribes de Lima, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), especialista na área de flora e vegetação.

A Arie Costeiro Marinha das Tartarugas abrange uma área aproximada de 50 km², situada na zona costeira do litoral norte de Maceió, entre os bairros de Garça Torta e Ipioca. A região contém pouca ou nenhuma ocupação humana. O estudo técnico ainda aponta a relevância socioeconômica da proposta, "visto que a região e sua circunvizinhança abrigam comunidades pesqueiras tradicionais, ligadas à pesca artesanal e que apresentam intensa diversidade cultural, as quais deverão ser integradas aos projetos de conservação de fauna marinha e de manejo de manguezais, florestas e corpos hídricos que venham a ser desenvolvidos na região".

Segundo a professora Letícia, o resultado da consulta foi positivo. "A proposta foi aprovada por todos os presentes. Agora cabe ao poder público a implantação da Unidade", explicou.

http://www.alagoas24horas.com.br/1066579/consulta-publica-discute-sobre…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.