VOLTAR

Construção da ponte beneficiará moradores da Ilha Mauá

SEMA/RS - www.sema.rs.gov.br
Autor: Maria Cláudia Vasconcellos
27 de Ago de 2009

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), através da Unidade de Conservação Delta do Jacuí, negociou com a CEEE a concessão de pontaletes para a construção de uma nova ponte ligando a Ilha Mauá à Ilha da Pintada. A obra é uma reivindicação de mais de 20 anos dos cerca de 340 moradores do local, já que a ponte existe há 50 anos e não oferece segurança alguma. A CEEE já iniciou o enviou das toras de madeira, faltando mais algumas remessas para possibilitar o início à construção, previsto para outubro.

Segundo a gestora do Parque e da APA estaduais Delta do Jacuí, Vânia Mara Ângelo da Costa, a construção será realizada pela comunidade através de mutirão. O projeto para a obra foi elaborado pelo Centro Administrativo Regional (CAR) da região das Ilhas, coordenado por Ivo Schmidt, e foi aprovado pela Unidade de Conservação Delta do Jacuí, que concedeu também a anuência para a dragagem do canal que separa as duas ilhas.

Apesar de não oferecer segurança, os moradores são obrigados a utilizar o pontilhão de madeira de 84 metros de extensão, apenas 1,40 metro de largura e protegido por finos arames. Conforme Vânia, já houve casos de cadeirantes, de idosos e de crianças que caíram na água pela falta de infraestrutura do local. Além disso, declara a gestora, se algum morador ficar doente e necessitar de internação, a travessia deve ser feita em maca, pois o pontilhão não comporta a passagem de veículos.

A cabeceira da nova ponte contará com um deck com local para apreciação do pôr-do-sol. A travessia terá capacidade de carga para suportar os veículos dos moradores, ambulância e veículo de pequeno porte do Corpo de Bombeiros. "O novo acesso para os moradores da Ilha Mauá garantirá o direito de ir e vir da população, de forma segura e estabelecerá a parceria deles com a Sema no que se refere à preservação do local", declara Vânia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.