VOLTAR

Conspirações à esquerda e à direita

FSP, Ciência, p. B7
Autor: LEITE, Marcelo
03 de Mar de 2019

Conspirações à esquerda e à direita
Filhos da Mãe Terra denunciam marketing capitalista por trás de greve mundial estudantil contra mudança do clima

Marcelo Leite

A coluna da semana passada provocou estudantes brasileiros ao questionar por que não entram greve contra a mudança do clima, como farão secundaristas de várias nações no dia 15. Muitos comentários vieram de negacionistas do aquecimento global à direita no espectro político, mas pelo menos um leitor indicou leituras apontando aí um complô do capital.

No primeiro caso, a reação é bem conhecida. Conservadores nutrem pavor diante de mais regulação ou limites à atividade empresarial, como a obrigação de reduzir emissões de gases do efeito estufa. Sobretudo se isso decorrer de tratados como o Acordo de Paris (2015), esse ensaio de um governo mundial -deus os livre e guarde.

Não por acaso o presidente Jair Bolsonaro (PSL), ainda candidato, falava em tirar o Brasil do acordo (seus ministros hoje desconversam sobre isso). Além de não ter ideia do que se trata, imitou com fidelidade canina a investida de Donald Trump contra os fatos e a ciência.

Tal atitude refratária nunca foi monopólio da direita, encontrando adeptos, por exemplo, entre anti-imperialistas contumazes como os do PC do B. Pois partiu dessa franja política, guarnecida por militantes altermundistas, veganos e feministas da vertente Pachamama, a denúncia de que o movimento iniciado pela sueca Greta Thunberg, 16, serve aos interesses do capitalismo 4.0.

A acusação foi lançada no site Wrong Kind of Green (tipo errado de verde), sob o título "A Fabricação de Greta Thunberg": a garota teria laços com o movimento We Don't Have Time (não temos tempo), na realidade uma startup do empresário Ingmar Rentzhog, por sua vez frequentador dos seminários de Albert Gore.

Todos fariam parte, com Banco Mundial, Fórum Econômico Mundial, a ONG 350.org e outras entidades globalistas, de um "complexo industrial não lucrativo" dedicado a impedir o reconhecimento, nas negociações internacionais sobre o clima, dos direitos da Mãe Terra consagrados no Acordo de Cochabamba (Bolívia) por 241 organizações em 2010 (entre elas a brasileira Ibase).

O chanceler Ernesto Araújo lerá com satisfação o texto, que traz informações factuais interessantes sobre o marketing verde por trás -ou pegando carona- do movimento grevista. Mas qual o problema de ganhar dinheiro com plataformas de redes sociais se isso amplificar a mobilização pela coisa certa?
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia, informa que o consumo de energia elétrica subiu 3,8% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2018. Em outros tempos seria boa notícia, um indicador de que a atividade econômica ensaia retomada.

Não é o caso. O consumo industrial, em realidade, observou retração na demanda de 0,4%. Na média, é bom dizer, porque houve setores -como o de química e o de alimentos- em que ela cresceu, respectivamente 8,7% e 2,3%.

Economistas poderão especular por que ocorrem essas discrepâncias setoriais, já a alta geral concomitante com retrocesso industrial exige outra explicação.

O que mais aumentou foi o consumo residencial (8%). A EPE adianta uma razão para tal avanço: as temperaturas mais elevadas em relação ao mesmo período do ano passado, "com a persistência de muitos dias com os termômetros superando 28oC em grande parte do país".

Há mais gente ligando, ou comprando, aparelhos de ar condicionado. Essa seria também a explicação para o acréscimo de 5,9% na eletricidade utilizada pelo setor comercial.

Não se espante se alguém apontar nisso os interesses da China, de onde importamos tantos condicionadores e ventiladores, ou de capitalistas querendo faturar algum com a mudança do clima que muitos ruralistas, militares e antiglobalistas brasileiros se empenham em negar.

Marcelo Leite
Jornalista especializado em ciência e ambiente, autor de "Ciência - Use com Cuidado".

FSP, 03/03/2019, Ciência, p. B7

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloleite/2019/03/mudanca-do-c…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.