VOLTAR

Consórcio quer antecipar operação da hidrelétrica

OESP, Economia, p. B10
12 de Dez de 2007

Consórcio quer antecipar operação da hidrelétrica

Leonardo Goy

A Odebrecht disse ontem que o consórcio Madeira Energia - liderado pela construtora junto com Furnas - pretende antecipar o início da geração de energia da hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, de dezembro de 2012, como prevê o governo, para maio de 2012.

O diretor da Odebrecht Investimentos em Infra-Estrutura, Irineu Meireles, disse que essa perspectiva de iniciar a venda de energia antes do previsto, conseqüentemente gerando receita antecipada, é "o grande diferencial" da tarifa apresentada ontem pelo consórcio, de R$ 78,90 por megawatt/hora (MWh), que representou um deságio de 35% em relação ao preço-teto fixado pelo governo.

Mas Meireles afirmou também que a antecipação do cronograma está condicionada à liberação, pelo Ibama, da licença de instalação da obra até maio do ano que vem. É esse documento que dará ao consórcio vencedor do leilão o sinal verde para iniciar a construção da hidrelétrica.

Com relação à entrada de novos sócios no consórcio Madeira Energia, Meireles confirmou que há conversas com a Vale e também com o grupo Votorantim, além do BNDESPar. "Mas ainda estamos em negociações."

O diretor da Odebrecht também disse que "seguramente" a construtora participará da disputa pela hidrelétrica de Jirau, cujo leilão está previsto para maio de 2008. Segundo Meireles, a expectativa é que Furnas continue parceira da Odebrecht nesse leilão. Os outros sócios (Andrade Gutierrez, Cemig e fundo Santander/Banif) "possivelmente" continuarão no grupo.

OESP, 12/12/2007, Economia, p. B10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.