VOLTAR

Conselho Indigenista Missionário de Mato Grosso fará sua 44ª assembleia anual em Fátima de São Lourenço

A tribuna http://www.atribunamt.com.br/
Autor: Mario Bordignon
21 de Jul de 2018

Na semana que vem, de 23 a 27 de julho, acontecerá em Fátima de São Lourenço, a 44ª assembleia anual do CIM-IMT, Conselho Indigenista Missionário de Mato Grosso. É bom lembrar que o CIMI, organismo da Igreja Católica ligado à CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, nasceu em 1972 graças também ao dinamismo dos missionários religiosos e leigos de Mato Grosso e foi o primeiro dos onze regionais nacionais a organizar-se e trabalhar em defesa da vida e dos direitos dos povos indígenas. Hoje o regional tem cerca de 45 missionários/as trabalhando em 12 equipes. O tema desta 44ª assembleia é: "OS GRANDES DESAFIOS POLÍTICOS E AMBIENTAIS NA PERSPECTIVA DO BEM VIVER E DA RESISTÊNCIA INDÍGENA". A escolha do tema procurou ser em sintonia com o insistente convite do papa Francisco sobre o cuidado da "Casa comum," a nossa natureza, com sua encíclica "LAUDATO SÍ" e a Campanha da Fraternidade deste ano com o tema: "BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA." Mas também não podia deixar de lado a grave crise política e democrática pela qual estamos passando. Logicamente serão feitas as reflexões sobre estes temas procurando entender as repercussões que eles têm na vida dos povos indígenas e na ação dos missionários. Estamos vivendo um momento histórico difícil onde os poderes estão a serviço de uma minoria abastada, facilitando a degradação da natureza e o agravamento da pobreza. Há numerosas ações políticas e projetos de lei querendo mudar a Constituição e incentivando o agronegócio, as hidroelétricas, as indústrias e a mineração sem porém avaliar seriamente os efeitos que estes empreendimentos têm nas pessoas e na natureza. A urbanização-favelização aumentando, inclusive dos indígenas, assim como a violência, estão à vista de todos.

Refletiremos também sobre o "Bem Viver" dos povos indígenas como uma contribuição profética que eles nos podem dar com a visão alternativa de uma vida menos capitalista e mais respeitosa da natureza, da convivência humana e suas dimensões religiosas. Quem vai assessorar a assembleia será o famoso Ivo Poletto, filósofo, teólogo, educador popular e assessor de pastorais e movimentos populares. Certamente estas reflexões nos ajudarão também a dar a nossa contribuição em preparação ao sínodo Pan-Amazônico que acontecerá em outubro do ano que vem convocado pelo nosso querido papa Francisco. Desde já pedimos as orações de todos os que estão preocupados com a situação atual do Brasil e agradecemos uma vez mais ao nosso bispo Dom Juventino Kestering pela fraterna acolhida e generosidade em colocar à nossa disposição toda infraestrutura do Centro Diocesano de Fátima de São Lourenço.

http://www.atribunamt.com.br/2018/07/21/conselho-indigenista-missionari…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.