VOLTAR

Conselho Indígena se reúne no Amazonas

Site da Funai
06 de Set de 2002

O Conselho Administrativo da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro - CAF/ Foirn, formado por 49 organizações, se reuniu de 27 a 31 de agosto passado e para discutir e avaliar os programas e ações, bem como as prestações de conta do primeiro semestre deste ano. Na ocasião, os conselheiros indígenas assinaram um documento apoiando a Carta de Manaus, que trata da proteção dos recursos genéticos em terras indígenas e dos conhecimentos tradicionais a ele associados. A reunião ocorreu na maloca tradicional da Foirn, em São Gabriel da Cachoeira/AM.

Orlando de Oliveira, índio Baré, presidente da Foirn, disse que, hoje, a organização gerencia cinco milhões de reais entre projetos em convênio com a Funasa, Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Ministério do Meio Ambiente e parceiros internacionais como a Horizont 3000 e Aliança pelo Clima. "Essas parcerias permitem que as organizações
indígenas ligadas à Foirn efetivem projetos para garantir o desenvolvimento, a manutenção da identidade e o equilíbrio ecológico nas terras indígenas", disse Oliveira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.