VOLTAR

Conselho Indígena de Roraima combate alcoolismo nas aldeias

Site da Funai
05 de Jun de 2002

Uma das prioridades do Conselho Indigenista de Roraima - CIR é o combate ao alcoolismo, problema grave para muitas aldeias e que desagrega as comunidades indígenas. O excesso de bebida entre populações indígenas está trazendo problemas familiares, de acidentes, homicídios, afogamentos, suicídios, agressões físicas, complicações hepáticas e cardiovasculares, além de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Segundo o presidente do Conselho, Jacir José de Souza, o combate ao alcoolismo e a defesa da demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol são as principais bandeiras de luta da organização indígena.

O CIR mantém em cada região do Estado de Roraima equipes formadas por índios preparados para desenvolver nas aldeias um trabalho de conscientização que envolve a discussão da gravidade dos problemas causados pelo uso de bebidas alcoólicas provoca nas comunidades indígenas. No final do mês de maio, o assunto foi debatido numa oficina de capacitação em alcoolismo para equipes que atuam nas áreas indígenas do Distrito Sanitário Leste de Roraima.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.