VOLTAR

Conselho Gestor da APA da Baleia Franca lança blog

ICMBio - www.icmbio.gov.br
13 de Ago de 2009

Notícias, agenda de eventos, banco de imagens e documentos para download são alguns dos recursos que compõem o blog do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca que está no ar desde a segunda-feira (10). A APA fica em Santa Catarina. O endereço do blog é http://apadabaleiafranca.blogspot.com.

A página na internet tem o objetivo de informar a sociedade sobre as diversas atividades socioambientais desenvolvidas pelo Conselho, composto por 40 instituições governamentais, de usuários e ONGs ambientalistas.

O blog traz ainda contato das entidades e espaços interativos para discussão de temas como pesca artesanal, ordenamento territorial, turismo, mineração e ações de proteção e educação ambiental na região entre Florianópolis e Içara.

"A diversidade de instituições que compõem o Conselho Gestor gera um debate enriquecido sobre como melhor atuar numa Unidade de Conservação de uso sustentável, como a APA da Baleia Franca", explica Maria Elizabeth Carvalho da Rocha, chefe da APA. Além disso, inúmeras atividades proporcionadas pelas entidades e geradas pelos grupos de trabalho e câmaras técnicas estarão disponíveis no blog e abertas para a participação da sociedade.

Desta maneira, o blog do Conselho da APA torna-se fonte de informação plural e especializada. Possui ainda a função de mobilizar a sociedade e tornar as ações do Conselho Gestor da APA (Conapa) ainda mais transparentes e acessíveis.

A página na Internet nasceu de uma demanda do próprio Conselho Gestor em melhorar a comunicação interna e externa. O Blog foi criado a partir de esforços do GT de Comunicação do Conselho e da Consultoria de Comunicação contratada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Além de divulgar notícias e ações do Conapa, a proposta do site é também estimular a participação das instituições no uso das ferramentas de comunicação. "O conselheiro será o principal responsável em alimentar o blog com informações. Esse empoderamento visa a usar a comunicação para fortalecer a luta de entidades que buscam melhores condições ambientais e sociais no âmbito da APA, seja informando, sensibilizando ou mobilizando atores sociais", afirma Anita Campos, consultora de comunicação da APA da Baleia Franca.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.