VOLTAR

Conselheiros do Condisi/Insul se reúnem em São Paulo

Funasa - http://www.funasa.gov.br
30 de Abr de 2010

Desde a última terça-feira (27), a Coordenação Regional de São Paulo (Core/SP) está sediando a reunião do Conselho Distrital de Saúde Indígena - Interior Sul (Considi-Insul), na capital paulista, que prossegue até hoje (30).

Participam do evento os conselheiros indígenas, representantes Coordenação Regional do Paraná (Core/PR), Rio Grande do Sul (Core/RS), Santa Catarina (Core/SC), São Paulo (Core/SP), chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei-Insul) e os técnicos do Ministério da Saúde (MS).

Na ultima quarta-feira (28), as discussões estavam voltadas para a elaboração e apresentação do Plano Distrital, conjunto de ações da Funasa que vai beneficiar a população indígena.

Durante a semana, foram discutidas as questões sobre recursos da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do MS, apresentação por Estado dos contratos de insumos repassados para a administração direta da Funasa. A criação de Dseis por Estado, alteração do regimento interno do Condisi/Insul e as capacitações dos conselheiros.

O tema principal do debate é a respeito da nova Secretaria Especial de Atenção à Saúde Indígena, que contou com a presença do assessor Antônio Costa do MS. Ele falou aos presentes da importância de apresentarem sugestões e projetos distritais já voltados para a futura secretaria. "Esse momento da discussão é para começar um tempo novo, de como queremos que o projeto funcione" ressaltou.

Hoje (30 o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do MS estará novamente no evento, dessa vez para transmitir os novos informes e analisar as propostas levantadas pelos conselheiros acerca da nova secretaria.

O Condisi é considerado a maior instância de controle social e de caráter deliberativo, está legalmente constituído nos 34 Dsei do País. O Conselho é representado por vários segmentos, envolvendo usuários, trabalhadores e gestores/prestadores de serviço em saúde na abrangência do distrito.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=329

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.