VOLTAR

Consea quer maior articulação entre saúde e segurança alimentar

Safra News/ Assessoria de Imprensa
26 de Mar de 2008

O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato S. Maluf, pretende construir uma agenda de compromissos conjunta com o Ministério da Saúde. Renato reúne-se hoje, às 17h30, com o ministro José Gomes Temporão, para tratar do assunto.

"O objetivo é construir uma agenda de compromissos com o Ministério da Saúde em relação à Política Nacional e ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan)", antecipa o presidente. Um dos principais temas será a articulação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sisan, que está em fase de construção.

Para Renato, esta articulação inclui o fortalecimento da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e da Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN), do Ministério da Saúde. E ainda a implantação da atenção nutricional nos serviços de saúde, inclusive os destinados às populações indígenas, para a prevenção e controle das doenças associadas à alimentação e nutrição.

O Consea defende também a implementação da vigilância alimentar e nutricional nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), a estruturação de uma rede de laboratórios para análise de alimentos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Outra parceria a ser discutida é a elaboração conjunta de um anteprojeto de lei para a regulamentação da publicidade e propaganda de alimentos ricos em açúcar, gordura e sal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.