VOLTAR

Conhecedores da medicina tradicional Khraô farão encontro em Tocantins

Site da Funai
10 de Mai de 2002

Durante quatro dias (27, 28, 29 e 30 de maio) todos conhecedores e especialistas em plantas da medicina tradicional Khraô, os Waikas, como são chamados, estarão reunidos na Terra Indígena Khraô, no estado do Tocantins, para trabalhar um projeto de recuperação e registro de seus conhecimentos tradicionais adquiridos ancestralmente.

O Encontro de Waikas está sendo organizado pela Associação Kapey Krahô, que gerencia todos os projetos para as 16 aldeias da etnia. Fundada há dez anos, a Associação já foi premiada pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, tem financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social -BNDES e é parceira da Funai, Embrapa, do Governo do Estado e das universidades de Brasília (UnB) e Federal de Goiás (UFG) em várias iniciativas que estão dando certo. Entre elas, a recuperação das sementes, a criação de escola agro-ambiental, de cooperativa para atender aos idosos, melhoria de estradas, construção de pontes e resgate cultural de tradições alimentares perdidas no contato com a sociedade não-índia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.