VOLTAR

Conheça no Museu Parananense a única tribo indígena do Nordeste

Governo do Paraná - http://www.e-parana.pr.gov.br
15 de Abr de 2016

O dia do índio é comemorado em 19 de abril e para celebrar a data o Museu Paranaense recebe os indígenas da tribo Fulni-ô, do interior de Pernambuco. Os visitantes poderão conhecer um pouco sobre os cantos, danças, pinturas corporais, adornos, e muitos outros costumes da única tribo indígena do Nordeste. Os índios estarão no Museu Paranaense nesta terça-feira (19) e no dia 28 de abril, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. E no dia 1o de maio, das 9h às 12h. Quem quiser levar uma lembrança dos Fulni-ô estarão à venda no Museu vários adornos, como colares, cocares e pulseiras e a renda será revertida para a aldeia.

Os Fulni-ô são o único grupo do Nordeste que conseguiu manter viva e ativa sua própria língua - o Ia-tê - assim como um ritual a que chamam Ouricuri, que atualmente realizam no maior sigilo. Na parte central das terras da reserva indígena eles vivem na cidade de Águas Belas rodeada totalmente pelo território Fulniô. É grande a influência que o paranaense recebeu desses grupos indígenas. Na culinária, além do consumo da erva-mate fria ou quente, adotamos o costume de preparar alimentos com mandioca, milho e pinhão, como o mingáu, a pamonha e a paçoca.

No vocabulário é freqüente o uso de palavras de origem Guarani para designar nomes de espécies nativas de frutas, vegetais e animais como guabiroba, maracujá, butiá, capivara, jabuti, biguá, cutia. De origem Kaingang temos os nomes de municípios como: Goioerê, Candói, Xambrê e Verê. No Paraná, vivem cerca de 13.300 indígenas. Aproximadamente 70% pertence ao povo Kaingang e 30% ao povo Guarani. Há famílias descendentes do povo Xetá e algumas do povo Xokleng distribuídas em 23 Terras Indígenas/Aldeias.

http://www.e-parana.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3785

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.