VOLTAR

Congresso Municipal debate a Educação Escolar Indígena

Roraima em foco - http://www.roraimaemfoco.com/
Autor: Adenice Viriato
01 de Dez de 2010

A Prefeitura de Boa Vista realiza nesta quinta-feira, 02, das 8h às 16h, o III Congresso Municipal de Educação Escolar Indígena. O encontro faz parte da I Semana Municipal de Educação para a Igualdade, que começou segunda-feira, 29, e vai até sexta-feira, 03, no Hotel Aipana Plaza.

O tema debatido no Congresso será "Identidade, língua e letramento". A intenção é analisar o papel e a contribuição da língua materna para a construção da identidade de um povo. O evento se propõe fazer uma abordagem acerca do processo de letramento na perspectiva da educação escolar indígena.

A recepção será às 7h30. As atividades começam às 8h com a palestra de Marcos Braga, do núcleo INSIKIRAN da Universidade Federal de Roraima (UFRR) com o tema Identidade, Língua Materna e Letramento. Às 9h15 os alunos da escola municipal Branca de Neve apresentarão a dança Maruaga.

A partir das 10h, Elder Lanes do núcleo INSIKIRAN ministrará uma palestra sobre O letramento na perspectiva da educação escolar indígena. Às 14h será realizada a palestra Demanda reprimida e qualidade na educação escolar indígena, com José Ayrton da Silva Lima, da Secretaria Municipal de Educação.

Participam do Congresso 40 professores e monitores das comunidades indígenas, 10 tuxauas, 50 professores da rede municipal de educação no Município e 10 representantes do Núcleo INSIKIRAN de Formação Indígena da Universidade Federal de Roraima.

Também estarão no encontro cinco representantes da Secretaria de Educação (SECD), Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, Divisão de Educação Escolar Indígena do Estado e Organização dos Povos Indígena de Roraima (OPIR).

Igualdade

A Semana Municipal de Educação para a Igualdade pretende discutir a legislação e as políticas públicas da área, além de disseminar as ações desenvolvidas pelo Município dentro da temática. A expectativa é reunir até o final da programação, 860 pessoas entre professores, gestores, técnicos e autoridades educacionais no âmbito da educação municipal.

A intenção é oferecer formação continuada aos professores da rede de ensino de Boa Vista dentro da perspectiva de uma educação cidadã que contribua para o pleno desenvolvimento da criança, reafirmando nos alunos ações e atitudes pautadas na ética, nos valores, no respeito e, sobretudo na convivência fraterna com a diversidade.

Língua Materna

A Prefeitura de Boa Vista inseriu este ano o ensino da Língua Materna na grade curricular de mais oito comunidades indígenas, totalizando 12 escolas que oferecem a disciplina. A intenção é valorizar e promover o resgate da cultura indígena, estimulando a alfabetização e o letramento no idioma nativo de cada comunidade.

As aulas são realizadas de segunda à sexta-feira com uma hora de duração, atendendo a alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada comunidade possui um monitor de língua materna, que repassa os conhecimentos sobre a língua de seus antepassados para esta geração.

A disciplina é ministrada diariamente em conjunto com as matérias do currículo tradicional, como Língua Portuguesa e Matemática. Os alunos são alfabetizados e letrados na língua por meio de situações do cotidiano, desenhos e resgate da história local.

As escolas que já possuem a alfabetização bilíngüe são: Morcego, ilha, Darora, Campo Alegre, Vista Alegre, Vista Nova, Milho, Bom Jesus, Serra da Moça, Serra do Truaru, Truaru da Cabeceira e Lago Grande. Nas comunidades Morcego, Serra da Moça, Truaru da Cabeceira e Milho é ensinado o wapixana. Nas outras são lecionadas aulas na língua macuxi.

http://www.roraimaemfoco.com/colunistas/variedades-mainmenu-48/19874-co…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.