VOLTAR

Confronto entre índios Korubos deixa dois feridos no Vale do Javari, no AM

G1 - http://g1.globo.com
Autor: Carlos Eduardo Matos
01 de Dez de 2011

Índios estão internados no Hospital do Exército, em Tabatinga.
Segundo a Funai, há suspeitas de conflito por disputa territorial.

Dois índios Korubos ficaram feridos após um confronto entre dois grupos da mesma etnia, ocorrido dentro da Reserva de Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari (FPEVJ), no município de Atalaia do Norte, a 1.353 Km de Manaus, extremo Oeste do Amazonas.

Eles foram resgatados por equipes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e de saúde indígena, em seguida internados no Hospital do Exército, em Tabatinga, a 1.607 Km de Manaus.

Segundo o coordenador da Funai em Atalaia do Norte, Bruno Araújo, o confronto ocorreu na terça-feira (29), mas o feridos só foram resgatados na noite de quarta (31).

O coordenador informou que ainda não há informações sobre o motivo das agressões, mas a principal hipótese é que alguns índios integrantes do grupo recém-contatado pela Funai pescava no igarapé Coarizinho, considerado área de acesso livre somente aos índios Korubo do grupo que se recusa a ter contato com o homem branco.

Durante o confronto, 11 índios desapareceram de suas aldeias, mas logo foram localizados pela Funai. Um dos feridos está com lesões graves na cabeça, provocados por cacetes, e outro está com ferimentos leves.

Técnicos da Funai se deslocaram para o local a fim de investigar o caso e tentar restabelecer o equilíbrio entre as duas facções. A reserva de Proteção Etnoambiental Vale do Javari possui oito milhões e meio de hectares, sendo o maior território indígena do Brasil.

De acordo com o Secretário Especial de Saúde Indígena, Jorge Alexandre, o estado de saúde dos dois indígenas feridos no conflito é estável. Eles deram entrada no hospital no final da noite e na madrugada já estavam conscientes.

http://g1.globo.com/amazonas/noticia/2011/12/confronto-entre-indios-kur…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.