VOLTAR

Confronto entre índios e agentes da PF deixa 8 feridos

FSP, Poder 1, p. A18
Autor: Reynaldo Turollo JR. e Rodrigo Vargas
08 de Nov de 2012

Confronto entre índios e agentes da PF deixa 8 feridos
Às margens do rio Teles Pires, norte de MT, indígenas são baleados, enquanto 2 policiais recebem flechadas
Conflito ocorre com explosão de balsa usada para extração ilegal de ouro; PF afirma ter revidado agressão

REYNALDO TUROLLO JR. DE SÃO PAULO
RODRIGO VARGAS COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM CUIABÁ

Um conflito entre índios caiabis e agentes da Polícia Federal deixou ontem um saldo de oito feridos -seis indígenas e dois policiais- às margens do rio Teles Pires, norte de Mato Grosso.
De acordo com a Polícia Federal, o confronto ocorreu pela manhã, quando policiais explodiam uma balsa usada pelos índios para extração ilegal de ouro no rio.
A balsa pertencia a um cacique conhecido como Camaleão. Os índios chegaram atirando e lançando flechas, ainda segundo o relato da PF, e os agentes então revidaram.
No fim da tarde de ontem, segundo a direção do Hospital Regional de Alta Floresta, no extremo norte do Estado, nenhum dos índios feridos corria risco de morte.
Dois índios caiabis foram feridos a bala no braço, perderam muito sangue e ficaram em situação crítica até receberem os primeiros atendimentos no hospital.
Um deles foi operado em Alta Floresta, enquanto o outro seria levado ontem à noite para Cuiabá, para passar por cirurgia vascular. Não havia informações sobre os outros índios feridos.
De acordo com a direção do hospital, os dois policiais, feridos a flecha, permaneceram acampados na base montada pela PF na área da operação, a pouco mais de 200 km da sede de Alta Floresta.
MOTIVO
Ainda não há informações sobre o motivo da reação dos índios: se defendiam o patrimônio, no caso, a balsa, ou se teriam ficado contrariados com uma suposta ação truculenta dos policiais na ação.
Ontem, no fim da tarde, a PF deslocou de carro e de avião cerca de 30 homens para Alta Floresta. Eles foram remanejados de Cuiabá, capital do Estado, e de Sinop, no norte mato-grossense.
Hoje pela manhã esse reforço deve seguir para o local do conflito com os índios.
Essa operação da PF na região do rio Teles Pires, batizada de Eldorado e que havia começado um dia antes, foi desencadeada contra a extração de ouro em garimpos e terras indígenas na divisa entre Mato Grosso e o Estado do Pará.
Com o conflito, a operação foi supensa temporariamente, segundo a PF.
A operação buscou cumprir 28 mandados de prisão e 64 de busca e apreensão, em sete Estados (Mato Grosso, Pará, Rondônia, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul).
Segundo a PF, o ouro extraído de áreas indígenas e garimpos ilegais era comprado por empresas do mercado financeiro e vendido a investidores em São Paulo.
A apuração começou em fevereiro deste ano. Somente uma das empresas investigadas, segundo a PF, movimentou mais de R$ 150 milhões no período.
Os suspeitos deverão responder por crimes ambientais e contra a ordem econômica, além de lavagem de dinheiro.

Colaborou AGUIRRE TALENTO, de Belém

FSP, 08/11/2012, Poder 1, p. A18

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/76832-confronto-entre-indios-e-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.