VOLTAR

Confronto é registrado em floresta de Rondônia durante desocupação

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Eliete Marques e Larissa Matarésio
14 de Nov de 2013

Durante a quarta-feira (13) houve confronto na Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro, que fica localizado próximo a Rio Pardo, distrito de Porto Velho, durante uma operação de desocupação. Ainda não há informações sobre atual situação na região, nesta quinta-feira (14). A área é de preservação ambiental, mas cerca de 10 famílias moram no local. Um prédio foi queimado, uma ponte destruída e carros da Polícia Militar danificados.

Participaram da ação o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Força Nacional e a Polícia Militar, que foi chamada para reforçar a situação.

Um prédio em construção, que seria a nova sede da Polícia Militar, foi queimado, e viaturas danificadas. O 7o Batalhão foi acionado para dar apoio à retirada da equipe. Segundo o comandante tenente-coronel Ênedy de Araújo, militares da Força Nacional e do Grupo de Operações Especiais (GOE) estão no local. Os invasores ainda não foram retirados.

O tenente-coronel Ênedy de Araújo conta que durante a operação alguns dos invasores, que estão na área destruíram uma das pontes de acesso à floresta e deixaram os profissionais e militares isolados na mata. Durante o confronto uma pessoa foi ferida, mas não corre risco de morte.

Segundo a Polícia Federal (PF) 10 pessoas foram conduzidas para a sede do órgão na capital para serem ouvidas e prestam depoimento na manhã desta quinta-feira (14).

O caso

Em setembro de 2012, uma ordem judicial foi expedida pela 5ª Vara Federal ordenando que as 13 famílias que moravam na localidade fossem retiradas. Na ocasião também houve uma operação de retirada, já que os moradores não cumpriram o prazo de desocupação pacífica.

Na época, a gerência regional do ICMBio, disse que as famílias iriam receber todo o apoio necessário e seriam transferidas para a Vila do Rio Pardo, uma Área de Proteção Ambiental (APA) subjacente à Floresta Nacional do Bom Futuro. E na APA esperariam uma realocação através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sedam).

Flona do Bom Futuro

A Floresta Nacional do Bom Futuro foi criada pelo governo federal em 1988 e possuía 280 mil hectares. Após sucessivas ocupações, em 2010 ela foi desmembrada.

A área reservada à Flona diminuiu para 97 mil hectares, sendo que o restante das terras foi transformada na APA do Rio Pardo, que é de responsabilidade do Governo do Estado de Rondônia.

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/11/confronto-e-registrado-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.