VOLTAR

Conflito por terras na região de Luciara, em Mato Grosso, é tema de debate

Agência Senado - http://www12.senado.gov.br
06 de Nov de 2013

A Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça, que integra a comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza, nesta manhã (6), debate sobre o conflito envolvendo retireiros e fazendeiros em Luciara (MT). De acordo com o senador João Capiberibe (PSB-AP), autor do requerimento, os retireiros (comunidade tradicional da região do Araguaia) defendem a criação de uma reserva florestal e fazendeiros temem ser expulsos do local, o que tem provocado um cenário de violência.

Capiberibe explicou que a Polícia Federal invadiu, no fim de setembro, uma área na cidade e deslocou os retireiros à força, sob a alegação de contenção de conflitos. O local, onde moram quase 200 famílias, está sob estudo do Instituto Chico Mendes (ICMBio) para se tornar uma reserva ambiental. Recentemente, os moradores da cidade fizeram um protesto pacífico contra a desapropriação.

Para o debate, foram convidados Rubem Taverny Sales, presidente da Associação dos Retireiros do Mato Verde do Araguaia, e Jossiney Evangelista Silva, retireiro, além de representantes do ICMBio.

http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/11/06/conflito-por-te…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.