VOLTAR

Conflito na área Maxakali

Cedefes - www.cedefes.org.br
30 de Jul de 2008

Terminou em tragédia um desentendimento entre dois índios maxacalis da mesma família. Os assassinatos foram na noite de segunda-feira, na reserva indígena Água Boa, na zona rural de Santa Helena de Minas, no Vale do Mucuri, a 669 quilômetros de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, o índio Arlindo Maxacali, de 23 anos, teria sido atacado pelo sogro, Geraldo Maxacali, de 44. O motivo do desentendimento ainda não foi esclarecido. Arlindo foi assassinado com um tiro na cabeça. A arma usada teria sido um revólver calibre 22. Depois do crime, Geraldo Maxacali tentou fugir, mas foi perseguido e assassinado com vários tiros por familiares da vítima.

Policiais militares e civis estiveram no local e não identificaram os autores dos tiros. No local dos crimes, foram recolhidos três cartuchos de revólveres calibres 38 e 22. Até o final da tarde de ontem, quando os corpos foram enterrados, o clima ainda era tenso na aldeia e por isso um reforço no policiamento garantia a paz entre as famílias que se confrontaram.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.