VOLTAR

Conflito acirrado na Funai

A Crítica-Manaus-AM
05 de Jan de 2005

Os índios da etnia Mura, do município de Autazes, que invadiram segunda-feira a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), entraram em choque ontem com agentes da Polícia Federal.

Acusações, ameaças e bate-boca entre indígenas, policiais e funcionários do órgão culminaram com a voz de prisão dada pelo delegado Sérgio Fontes ao presidente da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Jecinaldo Barbosa Cabral, que é Saterê-Mawé. Ele é acusado de desacato, ameaça e resistência à prisão.

Jecinaldo Saterê resistiu à prisão e, segundo Fontes, desde então é considerado foragido da Justiça. No meio da confusão, segundo o delegado, Jecinaldo cuspiu no rosto dele. O conflito começou assim que os índios souberam da presença da PF no local.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.