VOLTAR

Confira o resultado do edital Fortalecendo Saberes e Fazeres da Agricultura Quilombola

Fundo Brasil - https://www.fundobrasil.org.br/
18 de Dez de 2023

Confira o resultado do edital Fortalecendo Saberes e Fazeres da Agricultura Quilombola
Edital é uma das ações previstas na parceria entre CONAQ e Fundo Brasil para fortalecimento da agenda política quilombola

18 dezembro 2023
- por Jész Ipólito -

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) anuncia nesta segunda-feira, 18, o resultado do edital Fortalecendo Saberes e Fazeres da Agricultura Quilombola. O edital é uma das ações previstas no âmbito da parceria institucional entre CONAQ e o Fundo Brasil de Direitos Humanos que tem como objetivo fortalecer a agenda política e a resiliência das organizações e comunidades quilombolas de todo o Brasil.
A lista está disponível no site da CONAQ. Clique aqui para acessar.
A lista conta com 28 associações quilombolas de 18 estados brasileiros, das cinco regiões do Brasil. Serão doados até R$ 30 mil para cada associação selecionada, para projetos com duração de até um ano.

Entenda o processo de seleção
O edital visa fortalecer a agricultura familiar quilombola, promovendo sistemas produtivos sustentáveis que valorizam a sociobiodiversidade e o extrativismo. O foco é preservar os biomas brasileiros e aumentar a autonomia econômica dos territórios quilombolas, integrando conservação ambiental com desenvolvimento socioeconômico.
O edital recebeu 135 propostas. Após triagem inicial, foram encaminhados ao Comitê de Seleção os projetos que atendiam aos critérios do edital. O Comitê de Seleção é independente, composto por pessoas quilombolas e especialistas com profunda experiência em questões territoriais, ambientais e direitos humanos.
O comitê foi composto pelos seguintes especialistas: Frederico Viegas, antropólogo e coordenador no Instituto Socioambiental; Juliane Sousa, jornalista quilombola e consultora de diversidade; Francisco Sousa, antropólogo e consultor em sustentabilidade; e Paula Miranda Discher, militante do Movimento Sem Terra e estudante em educação.
Francisco Sousa destacou a qualidade das propostas recebidas, mencionando que "foi um processo muito interessante de conhecer as propostas. O nível dos trabalhos estava excelente, tornando difícil a seleção". Juliane Sousa expressou satisfação em participar do processo, observando que "os projetos foram todos muito importantes e necessários".
Frederico Viegas enfatizou a importância do edital para o movimento quilombola, destacando que ele "evidencia a diversidade das práticas quilombolas nos territórios, mostrando a amplitude de práticas de manejo dos territórios quilombolas e seus diversos biomas".

Entenda a atuação do Fundo Brasil junto a CONAQ
O Fundo Brasil de Direitos Humanos, em parceria com a Fundação Ford, apoia a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) para fortalecer a agenda política e a resiliência das organizações e comunidades quilombolas de todo o Brasil.
Trata-se de uma iniciativa de transferência de conhecimento para a CONAQ, focada em impulsionar a capacidade de gestão e de apoio a projetos e a sustentabilidade desta que é a maior organização quilombola do país. Pretende-se que a CONAQ se aproprie dos conhecimentos e desenvolva outros para construir de forma autônoma suas estratégias e metodologias para apoiar a luta dos quilombos por direitos, terra, renda, soberania e segurança alimentar, e o desenvolvimento e sustentabilidade de suas organizações em todo o país.

https://www.fundobrasil.org.br/conaq-divulga-resultado-do-edital-fortal…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.