VOLTAR

Conferências discutem saúde indígena

Diário da Amazônia-Manaus-AM
30 de Out de 2005

Começam amanhã , em Alta Floresta e Aripuanã (MT), as primeiras Conferências Locais Indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Vilhena e Porto Velho. Esta e a primeira etapa de preparação para a 4ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, a ser realizada de 28 a 31 de março do próximo ano, em Brasília, e tem como tema central: 'Distrito Sanitário Especial Indígena: território de produção de saúde, proteção da vida e valorização das tradições'.
As conferências prosseguem até a próxima sexta-feira, com a participação de usuários dos serviços de saúde indígenas da região, representantes da Coordenação Regional da Funasa, profissionais de saúde e prestadores de serviço. Segundo os organizadores, o encontro tem como objetivo discutir o documento-base da etapa nacional, formular relatório com propostas para a comunidade indígena e para os Dsei's locais e, indicar os delegados para as Conferências Distritais.
O documento base em discussão é composto de diversos eixos temáticos, que tratam do direito à saúde, controle social e gestão participativa, desafios indígenas atuais, trabalhadores indígenas e não indígenas em saúde e segurança alimentar, nutrição e desenvolvimento sustentável.
Durante o mês de novembro outras seis conferências locais estarão sendo realizadas, nos municípios de Ji-Paraná (7 a 11); Juína (MT) (7 a 11); Humaitá (AM) (21 a 25); Vilhena (14 a 18); Cacoal (21 a 25) e Guajará-Mirim (28 a 2 de dezembro).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.