VOLTAR

Conferências discutem desenvolvimento de políticas para comunidades indígenas

Portal Amazônia de Notícias - portalamazonia.globo.com
25 de Ago de 2008

MANAUS - Duas conferências importantes para o desenvolvimento de políticas voltadas para as comunidades indígenas e extrativistas do Amazonas vão acontecer simultaneamente no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na Bola da Suframa, no Distrito Industrial, zona Sul da cidade, esta semana.

A abertura da II Conferência dos Povos Indígenas do Amazonas e da III Conferência Estadual das Populações Tradicionais do Amazonas acontece nesta segunda, às 10h, no Auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na avenida Djalma Batista.

As 64 etnias indígenas levarão ao evento 125 delegados indígenas e representantes de instituições governamentais e não-governamentais ligadas às questões indígenas. Eles vão discutir temas como Políticas Públicas, Saúde Indígena, Gestão Territorial, Cultura e Cidadania e Gestão Pública Estadual. A população indígena no estado do Amazonas equivale a 120 mil índios e, destes, mais de 1.5 mil estão fazendo o ensino superior através do estabelecimento de cotas, uma das metas estabelecidas na I Conferência, que aconteceu em 2003.

"Na I Conferência foram deliberados 14 itens na área de educação, crédito e financiamento, apoio para os programas indígenas e outras, de apoio aos programas indígenas. Nós tivemos um grande avanço de 2003 para 2008, a partir da nossa participação dentro do governo do Estado, como indígenas. Hoje, tem 18 indígenas trabalhando na Fundação Estadual de Política Indigenista do Amazonas (FEPI) e outros trabalhando em secretarias do Estado como a Secretaria de Educação (Seduc) e a de Produção Rural (Sepror)", ressaltou o presidente da Fepi, José Bonifácio Baniwa.

As conferências no Centro Cultural serão de 8h às 8h.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.